[weglot_switcher]

Rússia aumenta cooperação nos diamantes de Angola

O ministro russo dos Recursos Minerais e Ecologia, Aleksandr Kozlov, destacou a cooperação entre a Endiama e a Alrosa e o ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, sublinhou o interesse de Angola criar parcerias público-privadas com russos.
18 Abril 2021, 15h38

A cooperação entre Angola e a Rússia “no domínio mineiro, e particularmente no domínio diamantífero, é a que apresenta maior relevância”, afirmou o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino Azevedo. Numa recente reunião da Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica Técnico-Científica e Comercial Angola-Rússia, as partes analisaram o “estado atual e as perspetivas de interação no domínio dos diamantes” e concordaram em acelerar “a solução de questões pendentes”. Esta comissão foi co-presidida por Diamantino Azevedo e pelo ministro russo dos Recursos Minerais e Ecologia, Aleksandr Kozlov, referiram as autoridades de Luanda ao Jornal Económico.

Aleksandr Kozlov destacou a cooperação no segmento dos diamantes, entre a Endiama e a Alrosa, manifestando o desejo de a incrementar e “ultrapassar pendências existentes” e apelou ainda à cooperação no domínio da medicina e farmacêutica, com destaque para as vacinas.

Diamantino Azevedo referiu que “existe interesse e perspetivas dos dois países reforçarem e diversificarem a cooperação nos domínios da ciência, da educação, uso de tecnologias modernas de telecomunicações e ainda no domínio económico, mediante a criação de parcerias público-privadas, para desenvolver projetos concretos relacionados com a indústria exportadora, a agro-indústria, as pescas, a energia, o petróleo e gás, bem como outros sectores considerados prioritários no quadro da diversificação económica de Angola”.

O ministro Diamantino Azevedo sublinhou que a cooperação entre Angola e a Rússia “está no bom caminho, rumo à consolidação das relações entre os dois povos e governos”, particularmente, “o reforço da nossa parceria estratégica”.

Acompanhados por delegações multi-sectoriais, os ministros passaram em revista os vários acordos e ou protocolos de cooperação multi-sectorial e rubricaram, no final da reunião, uma declaração conjunta em que se realça o “desejo de manter e incrementar a excelente cooperação histórica e estratégica entre os dois países, em domínios como o técnico, empresarial, comercial, científico, militar, entre outros”, referem as autoridades angolanas.

Neste encontro participaram representantes da Endiama, da Sonangol Pesquisa e Produção, diretores nacionais dos ministérios das Relações Exteriores, dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, da Cultura, Turismo e Ambiente, da Justiça e dos Direitos Humanos, Energia e Águas e da Agricultura e Pesca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.