[weglot_switcher]

Rússia avisa que tem força suficiente para pôr os Estados Unidos “no sítio deles”

Moscovo acusa os norte-americanos de russofobia e de quererem colocar a Rússia de parte. Dmitry Medvedev lançou um aviso sério aos Estados Unidos, país que impôs sanções pesadas à Rússia.
Alexei Nikolskyi/Kremlin via Reuters/SPUTNIK
17 Março 2022, 17h28

A Rússia lançou, esta quinta-feira, um aviso aos Estados Unidos. Moscovo garantiu que tem poder suficiente para fazer frente aos norte-americanos.

Dmitry Medvedev, que foi presidente entre 2008 e 2012 e agora é vice-secretário do Conselho de Segurança russo, disse que os Estados Unidos criaram uma “repugnante” russofobia para tentar tornar a Rússia mais submissa, de acordo com a agência “Reuters”.

“Não vai resultar – a Rússia tem o poder para pôr todos os nossos inimigos impetuosos no lugar deles”, garantiu Medvedev, ao fim de 22 dias da invasão russa à Ucrânia.

Na origem desta mensagem pode estar a imposição de vários sanções por parte do Ocidente à Rússia, a políticos, oligarcas e empresas russas, o que resultou numa exclusão daquele país de grande parte da economia mundial.

Medvedev enviou este aviso como resposta às declarações de Joe Biden onde este classificou o presidente russo Vladimir Putin como um “criminoso de guerra”. Já esta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos chamou “ditador assassino” e também “rufia puro” ao homólogo russo, referindo-se à invasão da Rússia ao território ucraniano.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, a guerra já gerou mais de três milhões de refugiados e mais de 700 mortes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.