[weglot_switcher]

Rússia quer criar serviço idêntico à Starlink de Elon Musk

A Starlink possui 6.750 satélites.
17 Setembro 2025, 08h44

A Rússia quer criar um serviço idêntico ao serviço de internet por satélite que é fornecido pela Starlink [operada pela SpaceX], de Elon Musk, confirmou o chefe da agência espacial russa Roscosmos, de acordo com agências de notícias estatais, citadas pela agência noticiosa Reuters.

A Starlink fornece serviços de internet através de satélites em órbita baixa da terra, um serviço que tem sido muito utlizado em áreas remotas e zonas de conflito, refere a Reuters. A empresa possui 6.750 satélites.

De acordo com a Starlink a maioria dos serviços de Internet por satélite vêm de satélites geoestacionários simples que orbitam o planeta a mais de 35 mil quilómetros (km). “Como resultado, o tempo de envio e receção de dados entre utilizadores e satélites, também conhecido como latência, é elevado, o que torna quase inviável o seu uso para streaming, jogos online, videochamadas ou outras atividades com elevada transmissão de dados”, salienta a empresa detida por Elon Musk.

“A Starlink é uma constelação de milhares de satélites que orbitam o planeta muito mais perto da Terra, a cerca de 550 km, e cobrem todo o globo. Como os satélites da Starlink estão numa órbita baixa, a latência é significativamente menor: cerca de 25 ms em comparação com os 600 ms ou mais das ligações convencionais por satélite”, refere a Starlink.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.