Dmitry Peskov, porta-voz oficial do Kremlin, garantiu esta sexta-feira, 3 de junho, que a Rússia vai prosseguir com a operação militar na vizinha Ucrânia, até que sejam atingidos “todos os objetivos”.
Citado pela “Reuters”, Peskov afirmou que um dos principais objetivos da Rússia é “proteger as pessoas” das repúblicas separatistas da região do Donbas – Donetsk e Luhansk.
O porta-voz do Kremlin sublinhou que Moscovo já tomou “medidas para garantir a proteção das pessoas” daquela região e que “alguns resultados já foram alcançados.
As forças russas estão agora focadas na região de Donbas, segundo o ministério da Defesa do Reino Unido. “A Rússia está a alcançar sucesso táctico no Donbas. As forças russas geraram e mantiveram o ímpeto e parecem atualmente manter a iniciativa sobre a oposição ucraniana. A Rússia controla mais de 90% do Oblast de Luhansk e é provável que complete o controlo nas próximas duas semanas”, lê-se na nota divulgada pelo organismo britânico.
O ministério da Defesa britânico acrescenta no relatório que Moscovo “alcançou estes sucessos táticos recentes a um custo significativo de recursos, e ao concentrar a força e os incêndios numa única parte da campanha global”, que ressalva que o país “não foi capaz de gerar manobras ou movimentos em outras frentes ou eixos, todos eles transitando para a defensiva”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com