As conversações entre as instituições presididas por Josep Oliu e Juan Carlos Escotet estão numa fase preliminar, avança hoje o jornal espanhol Expansión.
Segundo a notícia o Sabadell está a explorar uma possível fusão com o Abanca como alternativa à aquisição hostil lançada pelo BBVA. O Abanca tem em Portugal o EuroBic e tem estado muito ativos nos últimos anos em aquisições.
O jornal revela que banco Sabadell manteve conversações preliminares com os acionistas do banco galego, controlado maioritariamente por Juan Carlos Escotet, e cita fontes do mercado.
O Expansión diz também citando fontes próximas do Abanca que afirmam que não há interesse nesta operação.
O empresário Juan Carlos Escotet e a sua família controlam 84,75% do capital do Abanca.
O jornal escreve no entanto que uma eventual operação teria a aprovação do BCE.
O Sabadell está a procurar uma transação alternativa com outro banco local como forma de combater a oferta de aquisição não solicitada do BBVA. Esta transação teria a aprovação do governo de Pedro Sánchez, que é favorável a um movimento de capitais alternativos que criaria um núcleo que protegeria o banco presidido por Josep Oliu da operação hostil lançada por Carlos Torres.
Numa situação inédita o Governo espanhol liderado pelo socialista Pedro Sanchez diz que a oferta pública de aquisição (OPA) do Banco Bilbao y Viscaya Argentaria (BBVA) lançada sobre o Banco Sabadell só terá “luz verde” estatal depois de uma consulta pública “para respeitar o interesse geral” dos cidadãos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com