Sabe quando é que um produto está mesmo fora de prazo?

Atualmente estima-se que 1/3 de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada. O desperdício alimentar está a crescer diariamente e tem consequências ambientais, socioeconómicas cada vez maiores.

Já deitou fora produtos alimentares com a validade vencida? Será que estavam mesmo “fora de prazo”? A DECO pode ajudá-lo(a) a perceber.

As embalagens dos alimentos têm impressa a data de validade do produto, mas esta informação não é sempre igual.

Existem 3 designações diferentes para a validade dos bens alimentares: “consumir até:”, “consumir de preferência antes de:” e “consumir de preferência antes do fim de”:

A designação “consumir até”: é encontrada nos produtos mais perecíveis como, por exemplo, a carne ou peixe fresco embalado e o queijo fresco. Significa que após a data indicada o produto não deve ser consumido, pois pode apresentar algum risco para a saúde.

Já a expressão “consumir de preferência antes de”: é imposta em produtos como massa, azeite ou cereais, portanto menos perecíveis. É apresentada pelo dia, mês e ano e podemos consumir estes produtos depois da data, desde que sejam respeitadas as regras indicadas na embalagem para uma correta conservação.

“Consumir de preferência antes do fim de”: é aplicada a produtos com uma grande durabilidade como conservas e congelados. Contém apenas a descrição do mês e ano e também as podemos consumir depois da data indicada se tivermos cumprido as regras de conservação.

Assim, com pequenos gestos, como interpretar corretamente as datas de validade dos alimentos, podemos evitar que produtos em boas condições de consumo acabem no lixo!

Atualmente estima-se que 1/3 de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada. O desperdício alimentar está a crescer diariamente e tem consequências ambientais, socioeconómicas cada vez maiores. Vamos combater o desperdício alimentar!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

Recomendadas

Como escolher oportunidades de investimento imobiliário? Veja o “Economize”, programa de finanças pessoais

Acompanhe o programa “Economize” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.

Quer investir o reembolso do IRS? 10 dicas para o fazer em segurança

Segundo a corretora ActivTrades, no investimento a longo-prazo, retorno nem sempre é tão rápido como esperado, por isso, é importante conhecer os diferentes tipos de investimento para determinar se correspondem às necessidades e expectativas de cada um.

Cartão ou dinheiro? Conheça as vantagens de pagar em numerário

É essencial garantir que numa economia cada vez mais digital, os consumidores dependentes de dinheiro físico não sejam excluídos e que o direito de escolha sobre o meio de pagamento a utilizar seja uma decisão individual, baseada em informação clara e adequado à sua realidade.
Comentários