[weglot_switcher]

Sabe quanto paga ao banco em comissões abusivas? Há um simulador que ajuda no cálculo

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor diz-lhe quanto vai pagar a mais se a lei referente às comissões de processamento do crédito não mudar entretanto.
3 Julho 2020, 12h00

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) voltou a criticar as comissões bancárias abusivas, como as de processamento do crédito. O tema estará em debate no Parlamento em breve e a Deco garante que ajuda os portugueses a saberem quanto vão pagar a mais se a lei não mudar entretanto, através de um simulador.

“Pediu um empréstimo? Então, pagou para o banco pensar no assunto e para tomar a decisão. Foi aprovado? Além de pagar o que deve todos os meses, também vai ter de pagar para poder pagar a prestação. Parece-lhe absurdo? É a realidade de quem tem créditos. A comissão de processamento cobrada aos clientes com créditos não corresponde a qualquer serviço prestado, violando a legislação”, exemplificam os técnicos.

A Deco lembra que alguns bancos cobram uma comissão aos clientes sempre que estes pagam as prestações mensais dos seus créditos. Ou seja, são penalizados pelo facto de estarem a cumprir o contrato que assinaram com o banco, o que consideramos um abuso.

Em média, cada consumidor pode estar a pagar todos os meses  2,65 euros pela comissão de processamento da prestação, montante que aumentou 44% nos últimos cinco anos. Se contratou um crédito à habitação, a manterem-se estes valores, ao fim de 30 anos (duração média destes contratos), poderá ter pago, pelo menos, 954 euros a mais ao banco.

A estimativa da associação é a de que os bancos lucrem 285 milhões de euros por ano com processamento das prestações mensais de créditos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.