[weglot_switcher]

“Sai sem sair”. BE quer Manuel Salgado fora de empresa municipal

Os bloquistas consideram que o facto de Manuel Salgado, vereador do Urbanismo na Câmara Municipal de Lisboa, continuar à frente da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), empresa municipal de obras de Lisboa, é uma forma de “sair sem sair”.
5 Agosto 2019, 11h59

O Bloco de Esquerda (BE) quer propor o afastamento do vereador cessante da Câmara Municipal de Lisboa na área do Urbanismo, Manuel Salgado, do conselho de administração da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU). Os bloquistas consideram que o facto de Manuel Salgado continuar à frente da empresa municipal de obras de Lisboa é uma forma de “sair sem sair”.

O pedido de afastamento de Manuel Salgado da administração da SRU vai ser apresentado pelo vereador bloquista da autarquia de Lisboa Manuel Grilo, na próxima reunião da Câmara Municipal. Manuel Grilo notam que os estatutos da empresa municipal, que Manuel Salgado passou a presidir em julho de 2018, concentram competências no âmbito de obras, que estavam até então nas mãos do executivo municipal.

Entre as competências que passaram para as mãos da Sociedade de Reabilitação Urbana durante a administração do homem forte do urbanismo, do património e das obras municipais da Câmara Municipal de Lisboa estão, por exemplo, as funções de decidir sobre a construção de creches, escolas, centros de saúde e casas novas na cidade de Lisboa.

Numa publicação partilhada no Twitter, Manuel Grilo diz ainda que “Manuel Salgado sai sem sair, estando liberto do escrutínio político como administrador da empresa municipal de obras de Lisboa”.

O BE sempre foi contra a constituição da SRU “enquanto solução para as intervenções urbanísticas na cidade”, assim como foi contra o Plano Director Municipal criado por Manuel Salgado “que permite atribuir créditos de construção e assim acrescentar pisos aos edifícios ao sabor dos promotores imobiliários”, nota o gabinete de comunicação do BE na Câmara de Lisboa.

Manuel Salgado vai deixar a autarquia da capital por acreditar que “é necessário que as pessoas não se eternizem nos lugares e deem lugar a outras mais novas, com novas formas de resolver os problemas, até porque os desafios são diferentes dos que eram há uns anos”. O socialista anunciou a decisão numa altura em que completa 75 anos de vida e 12 de mandato.

O sucessor de Manuel Salgado será Ricardo Veludo, coordenador da equipa de missão do Programa Renda Acessível.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.