[weglot_switcher]

Saiba como fazer as suas compras de supermercado sem gastar excessivamente

Faça uma lista de compras. Deve anotar tudo o que precisa comprar para não haver margem para dúvidas, evitando o desperdício alimentar e as despesas desnecessárias.
10 Janeiro 2022, 07h45

Os preços na sua generalidade subiram, sobretudo dada a crise provocada pela pandemia. Por isso o consumidor deve precaver-se e fazer tudo o que está ao seu alcance para não correr grandes desafios financeiros. As idas ao supermercado merecem pois uma grande atenção, já que representam grande parte dos gastos mensais das famílias.

Certamente já se apercebeu que logo na entrada do supermercado estão expostos muitos produtos em promoção, sendo que alguns não são bens essenciais? Trata-se de uma estratégia de marketing que faz com que os consumidores tenham de atravessar obrigatoriamente essa área e ver produtos de que não necessitam e que eventualmente acabam por comprar. Os bens essenciais nunca, ou raramente, estão à entrada do supermercado.

Mas existem truques para vencer esta estratégia e manter-se fiel às suas intenções de poupança:

  • Faça uma lista de compras: deve anotar tudo o que precisa comprar para não haver margem para dúvidas, evitando o desperdício alimentar e as despesas desnecessárias.
  • Defina um orçamento para essas compras: tenha em consideração o seu orçamento mensal e quanto pode gastar face às suas necessidades.
  • Vá de barriga cheia para o supermercado: a tendência de comprar em excesso é maior se estiver com forme.
  • Cupões e cartões: atualmente, e cada vez mais, os supermercados oferecem aos seus clientes cupões de desconto, que podem ser úteis e fazer toda a diferença. Guarde consigo os cartões e cupões de desconto sempre que possível.
  • Leve o seu tempo: “a rapidez é a inimiga da perfeição” até na hora de ir ao supermercado. Portanto, não tenha pressa, analise os produtos e verifique quais são os mais saudáveis e económicos.
  • Compare os preços dos produtos: verifique as opções no mercado e veja quais os produtos mais em conta.
  • Opte por comprar em maior quantidade: Se são produtos que não passam de validade e que estejam em promoção, deve comprar em grande quantidade de forma a aproveitar os descontos e a criar um bom stock lá em sua casa.
  • Na hora do pagamento: Guarde os recibos e esteja atento ao que foi registado. Guarde sempre o comprovativo em caso de ter que reclamar pelos seus direitos.

Todos estes passos ajudá-lo-ão a contornar o excesso e a manter o equilíbrio das suas finanças pessoais.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Ligue-nos pela linha whatsapp: 966 449 110. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.