Saiba como funciona e para que serve uma certidão de não dívida

Estes documentos podem ser necessários, por exemplo, se pretender solicitar um adiamento da prestação do crédito à habitação.

Uma certidão de dívida e uma de não dívida são declarações escritas que comprovam ou atestam que determinado consumidor ou empresa tem a sua situação tributária regularizada, isto é, sem dívidas nas Finanças ou na Segurança Social.

Estes documentos podem ser necessários, por exemplo, se pretender solicitar um adiamento da prestação do crédito à habitação.

A certidão de não dívida às Finanças é válida por três meses e caso não tenha a sua situação tributária regularizada, essa certidão demonstra o montante em dívida. Já a certidão relativa às dívidas à Segurança Social é uma declaração da sua situação contributiva e tem uma validade de quatro meses.

Ambas podem ser pedidas através da internet, no Portal das Finanças ou na página da Segurança Social Direta. Para isso, deve ter consigo os seus códigos de acesso a ambas as plataformas ou usar a chave móvel digital, devendo seguir as instruções das entidades sobre como aceder e proceder nas respetivas plataformas eletrónicas.

Esteja atento ao facto de, ao contrário da certidão de não dívida às Finanças, que fica disponível no momento, a declaração de situação contributiva da Segurança Social demora até dez dias úteis a ser disponibilizada, uma vez que os processos de declaração da sua situação contributiva solicitados através da Segurança Social Direta são analisados pelos Serviços da Segurança Social, o que implica mais tempo de espera.

Não se esqueça: pode aceder à sua declaração de não dívida através da internet, não sendo necessário deslocar-se presencialmente, devendo, para tal, assegurar-se de que tem a Chave Móvel Digital ativa.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube.

Recomendadas

Sodexo reembolsa mais de 325 mil euros em cartão refeição com IVAucher

A Sodexo Portugal é a única empresa de benefícios extrassalariais aderente ao programa IVAucher.

Tarifa Social: quem tem direito a este desconto?

Sabia que, se tem dificuldades financeiras, pode beneficiar de um desconto na sua fatura de eletricidade e gás natural? Veja aqui tudo sobre a Tarifa Social.

O que é a Central de Responsabilidades de crédito do Banco de Portugal?

O que é a Central de Responsabilidades de crédito do Banco de Portugal e a importância da sua consulta? Saiba mais aqui.
Comentários