Saiba como funcionam as taxas de juro

A taxa de juro aplica-se nos mais variados tipos de crédito, seja o crédito à habitação, crédito ao consumo ou um cartão de crédito ou crédito pessoal.

Quando o consumidor planeia pedir um crédito tem de se munir de muitas informações e esclarecimentos. Talvez um dos mais importantes indicadores a considerar seja o que respeita à taxa de juro associada, indicador que permite ao consumidor fazer comparações entre as várias propostas apresentadas pelas instituições de crédito e posteriormente avaliar qual a melhor solução.

A taxa de juro aplica-se nos mais variados tipos de crédito, seja o crédito à habitação, crédito ao consumo ou um cartão de crédito ou crédito pessoal.

Existem dois tipos de taxas de juro que em regra são apresentadas ao consumidor e que devem ser estudas e bem ponderadas: a TAN e a TAEG (acrónimos de Taxa Anual Nominal e Taxa Anual de Encargos Efetiva Global).

Seja na publicidade ao crédito ou na FINE – Ficha de Informação Normalizada Europeia, que o banco ou instituição de crédito deverá disponibilizar ao consumidor antes de contrair o crédito, a informação deve ser clara e permitir a análise cuidada destas taxas e essencialmente a TAEG, que inclui todos os custos associados ao crédito.

A TAN – Taxa anual nominal é a taxa de juro, fixa ou variável, aplicada anualmente ao montante total do crédito utilizado (expressa em percentagem).

A TAEG – Taxa anual de encargos efetiva global, é a taxa de juro calculada com base no custo total do crédito para o consumidor e é apresentada em percentagem anual do montante total do crédito.

No caso de um crédito à habitação incluirá, designadamente e numa base anual, os custos associados a eventual abertura e manutenção de uma conta que o banco lhe exigirá, à utilização de um meio de pagamento, aos reembolsos e outros encargos, atuais e futuros, que tenham sido acordados.

O cálculo da TAEG é efetuado no pressuposto de que o contrato de crédito vigora pelo período de tempo acordado e são cumpridas todas as obrigações daí decorrentes.

 Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube! Consulte o site da DECO.

Ler mais
Recomendadas

Como são financiadas as nossas reformas? Veja o “Economize”, programa de finanças pessoais

Acompanhe o “Economize” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.

Como são financiadas as nossas reformas? Esta sexta-feira há “Economize”, programa de finanças pessoais

Acompanhe o “Economize” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.

Saiba quem é pode beneficiar do pagamento repartido de dívidas à Segurança Social

Entrou em vigor a 8 de abril um regime excecional de pagamento faseado de dívidas de contribuições à segurança social que não se encontrem em fase de processo executivo.
Comentários