[weglot_switcher]

Saiba como funcionam os contadores inteligentes de eletricidade

Certamente já ouviu falar nos contadores inteligentes de eletricidade e nas suas funcionalidades. Mas de que se trata Basicamente são aparelhos que fazem medições digitais relacionados com redes inteligentes e que procedem ao envio automático das leituras.
11 Maio 2021, 16h35

O consumidor pode confiar no contador inteligente de eletricidade? Informe-se connosco.

Certamente já ouviu falar nos contadores inteligentes de eletricidade e nas suas funcionalidades. Mas de que se trata? Basicamente são aparelhos que fazem medições digitais relacionados com redes inteligentes e que procedem ao envio automático das leituras.

Qual é a grande vantagem? A faturação do consumo de energia deixa de apresentar consumos estimados, não havendo oscilações de valores.

No entanto, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre este género de contador. À DECO chegam, por exemplo, ainda reclamações de consumidores que continuam a receber faturas com consumos estimados e de outros clientes que consideram estar a gastar mais eletricidade.

Apesar desta inovação, a verdade é que a comunicação automática ainda não está implementada em todas as instalações, pelo que, para sua salvaguarda, o consumidor deverá continuar a comunicar as leituras à empresa de energia contratada, de modo a evitar surpresas por acertos.

Para comunicar a leitura do seu contador à empresa de eletricidade, saiba que na fatura recebida existe um parâmetro a informar o consumidor qual é o dia preferencial para essa ação. A indicação desta data na fatura é obrigatória.

Salientamos também que o consumidor deverá adoptar comportamentos e hábitos que permitam realizar consumos mais eficientes na sua casa, nomeadamente adquirindo produtos com etiqueta de eficiência energética.

Saiba mais aqui, sobre comunicar a leitura da eletricidade!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Visite o nosso site DECO.PT. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.