Saiba como funcionam os contadores inteligentes de eletricidade

Certamente já ouviu falar nos contadores inteligentes de eletricidade e nas suas funcionalidades. Mas de que se trata Basicamente são aparelhos que fazem medições digitais relacionados com redes inteligentes e que procedem ao envio automático das leituras.

O consumidor pode confiar no contador inteligente de eletricidade? Informe-se connosco.

Certamente já ouviu falar nos contadores inteligentes de eletricidade e nas suas funcionalidades. Mas de que se trata? Basicamente são aparelhos que fazem medições digitais relacionados com redes inteligentes e que procedem ao envio automático das leituras.

Qual é a grande vantagem? A faturação do consumo de energia deixa de apresentar consumos estimados, não havendo oscilações de valores.

No entanto, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre este género de contador. À DECO chegam, por exemplo, ainda reclamações de consumidores que continuam a receber faturas com consumos estimados e de outros clientes que consideram estar a gastar mais eletricidade.

Apesar desta inovação, a verdade é que a comunicação automática ainda não está implementada em todas as instalações, pelo que, para sua salvaguarda, o consumidor deverá continuar a comunicar as leituras à empresa de energia contratada, de modo a evitar surpresas por acertos.

Para comunicar a leitura do seu contador à empresa de eletricidade, saiba que na fatura recebida existe um parâmetro a informar o consumidor qual é o dia preferencial para essa ação. A indicação desta data na fatura é obrigatória.

Salientamos também que o consumidor deverá adoptar comportamentos e hábitos que permitam realizar consumos mais eficientes na sua casa, nomeadamente adquirindo produtos com etiqueta de eficiência energética.

Saiba mais aqui, sobre comunicar a leitura da eletricidade!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Visite o nosso site DECO.PT. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Recomendadas

Como escolher oportunidades de investimento imobiliário? Veja o “Economize”, programa de finanças pessoais

Acompanhe o programa “Economize” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.

Quer investir o reembolso do IRS? 10 dicas para o fazer em segurança

Segundo a corretora ActivTrades, no investimento a longo-prazo, retorno nem sempre é tão rápido como esperado, por isso, é importante conhecer os diferentes tipos de investimento para determinar se correspondem às necessidades e expectativas de cada um.

Cartão ou dinheiro? Conheça as vantagens de pagar em numerário

É essencial garantir que numa economia cada vez mais digital, os consumidores dependentes de dinheiro físico não sejam excluídos e que o direito de escolha sobre o meio de pagamento a utilizar seja uma decisão individual, baseada em informação clara e adequado à sua realidade.
Comentários