[weglot_switcher]

Saiba como impedir que o spam chegue ao seu calendário Google

Se começaram a aparecer marcações no seu calendário Google que não sabe de onde vêm, quase de certeza que foi vítima de um spammer. Veja como se proteger.
29 Agosto 2019, 07h54

Os utilizadores do calendário da Google, uma das aplicações mais utilizadas em todo o mundo, estão sujeitos a um tipo de spam algo arreliador que tem aumentado recentemente.

O esquema funciona do seguinte modo: é recebida uma mensagem de email no calendário, que contém um convite para um evento e a aplicação coloca esse convite automaticamente no seu calendário, mesmo que o corpo do convite contenha um um link relacionado com spam ou qualquer outro conteúdo não solicitado.

O problema é que isto pode acontecer mesmo que essa mensagem vá parar à pasta de spam.

No mínimo isto é aborrecido. Porque terá de procurar e recusar o convite, o que o pode expor a conteúdos não solicitados e muitas vezes perigosos. Depois, mesmo depois de recusado, o convite mantém-se no calendário, só que riscado, o que pode desorganizar o seu calendário.

Existe porém uma forma de configurar o seu calendário para que o spam não tenha hipótese de entrar e ao mesmo tempo livrar-se de quaisquer eventos que tenha recusado.

Vejamos como se faz:

Em primeiro lugar vamos fazer com que o calendário não adicione qualquer convite que lhe possa ser enviado.

No site do calendário da Google, clique no ícone da roda dentada e depois clique em ‘Definições’.

Na coluna do lado esquerdo, clique em ‘Definições do evento’.

Calendário Google

Procure a definição que diz: ‘Adicionar automaticamente convites’ e clique em cima dela para aceder ao menu. Escolha a opção: ‘Não, mostrar apenas os convites aos quais eu respondi’.

De seguida vamos impedir que os eventos que lhe são enviados fiquem no calendário:

Na coluna da esquerda clique em ‘Eventos do Gmail’.

Calendário Google

Desligue a opção ‘Adicionar automaticamente eventos do Gmail ao meu calendário’.

Vai aparecer um aviso que o avisa que a partir de agora vai deixar de receber convites através do Gmail e que todos os que já lá estão serão apagados. Clique em ‘OK’.

Agora vamos remover do calendário eventos passados que tenham sido recusados:

Na coluna da esquerda clique em ‘Opções de visualização’.

Calendário Google

Desligue a opção ‘Mostrar eventos recusados’.

 

Por vezes, este último passo não altera a visualização de eventos recusados na aplicação do calendário Google que vive no seu telefone, por isso é necessário dar-lhe uma vista de olhos:

Abra a aplicação do Calendário Google no seu smartphone ou tablet e toque nos três pontos que estão no canto superior esquerdo do ecrã.

Procure e toque na opção ‘Definições’. Toque em ‘Geral’ e desligue a opção ‘Mostrar eventos recus.’.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.