Na data em que se celebra o Dia Internacional da Privacidade de Dados, a DECO alerta os consumidores para situações relacionadas com esquemas de fraudes que envolvem o roubo de dados pessoais, como dados de acesso às contas bancárias (phishing e pharming).
Embora seja muito cómodo e até vantajoso aceder aos serviços do banco via online, existem riscos que o consumidor deve conhecer e desconfiar sempre que algo pareça bizarro ou estranho!
Os métodos utilizados pelos hackers são muito sofisticados e impercetíveis. As burlas e fraudes digitais surgem, na maioria dos casos, disfarçadas, assumindo perfis de entidades da confiança do consumidor de modo a persuadi-lo e a levá-lo a acreditar que estão perante uma situação credível e de resolução muito urgente. Maior parte das vezes começa pelo envio de um e-mail ou de um SMS, sendo necessário o consumidor clicar num link apresentado nessa comunicação para ser invadido.
Portanto, antes de fazer algo contacte primeiramente a empresa em questão e denuncie o caso para avaliar a veracidade do mesmo. A palavra de ordem é mesmo DESCONFIAR!
Desconfie de mensagens que oferecem um prémio, solicitando a que partilhe os seus dados para o receber. Desconfie também de mensagens de bancos que procuram fazer atualizações de dados ou que indicam que a sua conta foi invadida e que poderá desbloquear clicando num link, Desconfie ainda de encomendas que ficam presas na alfandega, entre outras situações.
Deixamos-lhe as seguintes dicas para não cair nestas armadilhas:
Caso seja vítima de phishing o que deve fazer?
Caso necessite de informação ou apoio jurídico, conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!
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