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Saiba como não cair em esquemas online fraudulentos de phishing e pharming

Embora seja muito cómodo e até vantajoso aceder aos serviços do banco via online, existem riscos que o consumidor deve conhecer e desconfiar sempre que algo pareça bizarro ou estranho. Veja aqui algumas dicas e precauções a tomar.
28 Janeiro 2022, 07h45

Na data em que se celebra o Dia Internacional da Privacidade de Dados, a DECO alerta os consumidores para situações relacionadas com esquemas de fraudes que envolvem o roubo de dados pessoais, como dados de acesso às contas bancárias (phishing e pharming).

Embora seja muito cómodo e até vantajoso aceder aos serviços do banco via online, existem riscos que o consumidor deve conhecer e desconfiar sempre que algo pareça bizarro ou estranho!

Os métodos utilizados pelos hackers são muito sofisticados e impercetíveis. As burlas e fraudes digitais surgem, na maioria dos casos, disfarçadas, assumindo perfis de entidades da confiança do consumidor de modo a persuadi-lo e a levá-lo a acreditar que estão perante uma situação credível e de resolução muito urgente. Maior parte das vezes começa pelo envio de um e-mail ou de um SMS, sendo necessário o consumidor clicar num link apresentado nessa comunicação para ser invadido.

Portanto, antes de fazer algo contacte primeiramente a empresa em questão e denuncie o caso para avaliar a veracidade do mesmo. A palavra de ordem é mesmo DESCONFIAR!

Desconfie de mensagens que oferecem um prémio, solicitando a que partilhe os seus dados para o receber. Desconfie também de mensagens de bancos que procuram fazer atualizações de dados ou que indicam que a sua conta foi invadida e que poderá desbloquear clicando num link, Desconfie ainda de encomendas que ficam presas na alfandega, entre outras situações.

Deixamos-lhe as seguintes dicas para não cair nestas armadilhas:

  • Evite utilizar redes públicas ou de segurança duvidosa e termine sempre as sessões das suas contas;
  • As palavras passe do seu banco devem ser diferentes das restantes contas;
  • Mantenha sempre o antivírus atualizado;
  • Não clique em link’s enviados por emails suspeitos – verifique sempre o endereço do remetente;
  • Desconfie sempre de emails impessoais ou escritos com um português com incorreções.

Caso seja vítima de phishing o que deve fazer?

  • Fale com o seu banco e informe do ocorrido de modo a que possam bloquear as suas contas;
  • Mude todas as suas palavras passes e informe a sua lista de contactos pois esses poderão ser os próximos alvos desse mesmo esquema;
  • Faça denúncia às autoridades de segurança publica.

Caso necessite de informação ou apoio jurídico, conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

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