[weglot_switcher]

Saiba como pode poupar na eletricidade

Há que “agarrar” a mais pequena margem para poupar, pois poderá ser um alívio no orçamento mensal.
22 Setembro 2021, 16h30

O consumo de eletricidade é, talvez, o serviço mensal mais dispendioso dos consumidores portugueses. Somado a outras despesas mensais, como prestação da casa, crédito automóvel, telecomunicações, gás, água e alimentação, obriga a maioria das famílias portuguesas a grandes esforços financeiros.

Há que “agarrar” a mais pequena margem para poupar, pois poderá ser um alívio no orçamento mensal. A DECO deixa-lhe algumas dicas para poupar neste serviço essencial:

  1. Analise o tarifário que utiliza – existem, pelo menos, três tipos de tarifários, tarifa simples, tarifa bi-horária e tri-horária. Em causa está o período em que gasta mais eletricidade ou em que utiliza mais equipamentos elétricos Por exemplo, se o consumidor coloca roupa a lavar e faz mais consumos a partir das 23h a tarifa bi-horária seria mais aplicável para conseguir poupar.

 

  1. Avalie a potência contratada – a potência contrata pode fazer toda a diferença na sua fatura mensal. Quanto maior for a potência, maior será o valor a pagar.

 

  1. Compre equipamentos mais eficientes para a sua casa – a etiqueta energética indica quais são os equipamentos mais económicos e que poupam na sua carteira e no meio ambiente.

 

  1. Livre-se dos consumos em stand-by – para que os seus equipamentos não estejam a consumir mesmo desligados, desligue-os diretamente da ficha. Opte por utilizar extensões com o botão de ON e OFF.

 

  1. Evite faturação com acertos ou estimativa – faça a leitura do contador e comunique-a na data indicada na sua fatura à empresa de eletricidade.

 

Estas são algumas das sugestões de poupança de energia elétrica para que o valor da sua fatura possa diminuir. Saiba que a DECO tem um Gabinete de Aconselhamento de Energia  – GAE – a que pode recorrer para obter mais informação ou para solicitar apoio.

Se precisar de ajuda, conte com a DECO! Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e visite o nosso site DECO!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.