[weglot_switcher]

Saiba como pôr toda a família a poupar

Mesmo os mais jovens devem entender os conceitos de necessidade e desejo, do essencial e do supérfluo.
28 Outubro 2020, 07h45

É  fundamental explicar aos mais novos as vantagens de uma boa gestão financeira e da importância que tem a poupança ao longo da vida. Os jovens devem ser envolvidos na gestão do orçamento e no processo da poupança, de forma a reconhecer o valor do dinheiro.

Partilhe com a sua família algumas ideias chave para poupar:

1º Poupar com um propósito

Poupar deve ser um comportamento focado em um objetivo específico. É estimulante apoiar os filhos na definição dos seus  objetivos, ajudando a estabelecer metas e explicando a diferença entre  objetivos d  curto, médio e longo prazo.

2º  Distinguir necessidade e desejos

Mesmo os mais jovens devem entender os conceitos de necessidade e desejo, do essencial e do supérfluo. Na hora de fazer opções, os pais devem transmitir aos filhos que devem fazer sempre as compras com base no que realmente lhes faz falta, deixando para segundo plano o que é dispensável.

3º Oferecer mealheiros

As crianças devem ser incentivadas a ter vários mealheiros para diferentes objetivos. Veja connosco estes casos:

  • Um mealheiro poderá ser utilizado para a poupança de curto prazo, a compra de um livro, por exemplo. Outro servirá para a poupança de médio prazo, como seja a compra de uma bicicleta e ainda um terceiro para a poupança de longo prazo, por exemplo para o ingresso na universidade.
  • Sugerimos que os mealheiros sejam transparentes para permitirem ver a evolução das poupanças. Ver que o dinheiro vai crescendo, à medida que se vão colocando moedas no mealheiro, é uma estratégia motivante.

4º  Ajudar a fazer crescer a poupança

Não se deve esquecer que o dinheiro amealhado pelos miúdos também pode ser aplicado. Este é um verdadeiro motivo para comemorar! Leve os filhos consigo ao banco para acompanharem este momento e para que lhes seja transmitida a ideia de que é um passo importante para assegurar um futuro melhor.

Continue connosco nesta semana da poupança.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.