[weglot_switcher]

Saiba como reduzir o impacto ambiental provocado pelas compras online

Mas já reparou ou pensou nas consequências ambientais das compras on-line? Não estamos só a mencionar as questões do transporte e mobilidade, mas também as relacionadas com a própria embalagem que chega às suas mãos.
17 Fevereiro 2021, 16h35

Já ponderou sobre o impacto ambiental provocado pelas encomendas?

A opção pelas compras digitais nunca foi tão grande como agora em tempos da pandemia. Os consumidores preferem a facilidade, comodidade e maior segurança a nível de saúde pública que a internet oferece para adquirir produtos.

Mas já reparou ou pensou nas consequências ambientais das compras on-line? Não estamos só a mencionar as questões do transporte e mobilidade, mas também as relacionadas com a própria embalagem que chega às suas mãos.

Por vezes, a política da loja digital não é a melhor. É preciso analisar o artigo a ser enviado, pensar como embalar sem riscos de o danificar e avaliar o impacto ambiental. Por exemplo: o envio de uma pen drive não obrigada à expedição em caixa “almofadada” de plástico, basta que seja enviada num envelope resistente e adequado.

A embalagem ideal será mesmo aquela que utiliza apenas um único tipo de material, sendo esse fácil de reciclar.

O que pode o consumidor fazer para diminuir este impacto?

  • Alertar a loja onde fez a encomenda para o “exagero” da embalagem;
  • Optar por comprar o que é estritamente necessário e evitar compras por impulso ou influenciadas pela publicidade ou promoções;
  • Tente agrupar a aquisição de vários produtos numa só encomenda;
  • Opte pelo envio Standard em vez do envio rápido que deve ser utilizado apenas em casos de estrema necessidade e urgência;
  • Na morada indicada para a entrega da encomenda certifique-se que estará sempre alguém para receber de modo a evitar novas deslocações;
  • Devolva artigos apenas em caso de defeito ou com uma qualidade inesperada.

Seja um consumidor mais consciente, denuncie o plástico a mais, aqui!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.