Quando se pensa em poluição automóvel associa-se de imediato a questão aos gases de escape emitidos, mas, na verdade, existem outros factores poluentes.
O setor automóvel detém uma elevada percentagem da poluição libertada para o meio ambiente, sendo que a justificação principal, e a mais reconhecida pelos consumidores, a emissão de gases resultantes da combustão, ou seja, do gasóleo ou gasolina.
Esta situação, bem conhecida e debatida, tem provocado graves problemas de saúde à humanidade, essencialmente do foro respiratório e do coração, facto que leva a opinião pública a exigir veementemente a limitação das emissões. A aposta na produção de carros elétricos é prova disto mesmo.
Mas existem outros fatores poluentes, frequentemente esquecidos, como os pneus e/ou o desgaste dos travões. Estes segmentos “extra-escape” representam dentro desta indústria automóvel 50% do valor total de partículas poluentes.
A própria legislação tornou-se mais restritiva em relação à emissão de gases poluentes, no entanto, não o suficiente em relação a estas situações conjuntas.
Vários fatores contribuem para uma maior ou menor emissão de partículas dos pneus, tais como:
Optar por transportes públicos é uma das soluções amiga do ambiente, mas se o consumidor não tiver condições para os utilizar, pode sempre adotar uma condução mais eficiente, com menos acelerações e travagens bruscas ou excessos de velocidade.
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