Os portugueses renderam-se ao comércio online, principalmente após a pandemia, pela sua facilidade de acesso e comodidade. Mas, por vezes, as compras não correm bem e o aumento do número de queixas que chegam à DECO relativamente ao atraso de encomendas são prova disso.
Quando não há uma data acordada pela loja e o consumidor, as entregas devem ser feitas no prazo máximo de 30 dias. Após essa data é altura de contactar os canais oficiais da loja, procurando perceber o motivo do atraso. Dê preferência ao contacto por escrito, através do e-mail ou carta, para ficar com uma prova física.
Se através do contacto conseguir agendar uma nova data prevista para a entrega da sua encomenda, o consumidor pode aceitar essa opção. No entanto, também pode optar por cancelar a encomenda e receber o dinheiro de volta, incluindo o valor pago pelos eventuais portes de envio. Neste segundo cenário, saiba que o vendedor dispõe de 30 dias para efetuar o devido reembolso.
E se o vendedor ultrapassar esse prazo dos 30 dias para efetuar o reembolso?
O consumidor tem direito à devolução em dobro da quantia paga. Deve novamente contactar a loja e exigir esse pagamento, sendo que a partir desse momento, o vendedor já dispõe apenas de 15 dias uteis para resolver a situação.
Por vezes em causa está a falta de resposta por parte dos vendedores, deixando os consumidores numa situação muito delicada, sem encomenda e sem o dinheiro pago pela mesma. Não se esqueça que é essencial fazer reclamação e denunciar a loja.
Para que esteja mais confiante em realizar compras on-line siga o site e-comprascomdireitos.pt e seja um consumidor mais cauteloso e conhecedor dos seus direitos.
Conte com o apoio da Deco Madeira através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype.
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