[weglot_switcher]

Saiba como reduzir a sua fatura energética com equipamentos mais eficientes

Não basta apenas os consumidores adquirirem eletrodomésticos mais eficientes para verem a sua fatura reduzida, é necessário também adotar comportamentos mais eficientes, se não o que irá acontecer é um “efeito de ricochete” da energia.
11 Novembro 2020, 07h45

Sempre que vai comprar eletrodomésticos para a sua casa têm em atenção à eficiência energética dos mesmos, mas mesmo assim a sua fatura não diminui? Saiba o que tem de melhorar também para atingir os resultados esperados.

Não basta apenas os consumidores adquirirem eletrodomésticos mais eficientes para verem a sua fatura reduzida, é necessário também adotar comportamentos mais eficientes, se não o que irá acontecer é um “efeito de ricochete” da energia.

Por exemplo, optar por lâmpadas LED em consequência da sua maior eficiência, mas deixá-las ligadas mais tempo, não irá de todo ajudar o consumidor a diminuir os seus consumos. A ideia transmitida de que as lâmpadas LED são mais eficientes faz também com que o consumidor inconscientemente gaste mais, não vendo benefícios dessa aquisição.

Na mesma linha de pensamento podemos evidenciar outro exemplo, como a compra de uma máquina de lavar mais energeticamente mais eficiente. Se o consumidor opta por utilizá-la mais vezes do que estava habituado, como é natural também vai gastar mais e não vai conseguir poupar como era esperado ao adquirir um equipamento mais eficiente.

Ou seja, não basta ter a iniciativa de comprar eletrodomésticos mais eficientes para ver a sua fatura reduzida. Eles podem fazer realmente a diferença se colaborar e adequar comportamentos mais eficientes.

O consumidor deve estar atento e pensar cuidadosamente nas suas atitudes em casa, para que possa realmente perceber a diferença na poupança com a aquisição dos equipamentos energéticos eficientes. Basta adotar gestos simples e irá ver que fazem toda a diferença!

Para recolher mais informação consulte o projeto ACT4ECO da DECO. Trata-se de uma plataforma de aprendizagem online que aborda conteúdos sobre a eficiência energética e oferece dicas para fazer mudanças eficientes e financeiramente atraentes na sua casa! Consulte a ACT4ECO.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.