[weglot_switcher]

Saiba os custos de ter um animal doméstico

Trata-se de um investimento a longo prazo, tanto financeiro como de tempo, é uma responsabilidade para toda a vida, representa cuidar de mais um ser.
19 Outubro 2020, 16h45

Despesas no veterinário também influenciam o seu orçamento. Saiba que uma consulta pode custar-lhe 25 euros e uma esterilização 150 euros.

Os animais de estimação, apesar de serem uma grande alegria no lar, representam também um custo económico que, muitas vezes, não é contabilizado pelos consumidores quando realizam o seu orçamento familiar mensal.

Existem múltiplos benefícios de ter um animal de estimação, nomeadamente o melhoramento da vida social, da saúde e qualidade de vida até à prática de exercício físico diário. Não obstante, um animal é mais um elemento na família. Necessita de cuidados básicos que envolvem gastos.

De uma forma geral, os custos anuais podem, em média, representar cerca de 446 euros para comida, 195 euros para cuidados de saúde, mais 224 euros para cuidados de higiene e fora outras despesas que possam surgir. Isto está claro que irá depender do estilo de vida do seu animal doméstico e das características físicas do mesmo.

A verdade é que, se verificarmos os valores ao fim de um ano, estes fazem toda a diferença nos orçamentos familiares, entre 800 a mil euros.

Lembre-se que a primeira medida a tomar após adotar um animal doméstico é levá-lo ao veterinário e cumprir com a lei, registá-lo, iniciar um plano de vacinação e realizar as desparasitações necessárias. Deve ainda introduzir um microchip, que identifique o animal e o dono. Todos estes procedimentos legais têm custos financeiros.

Agora imagine que o animal que adotou é considerado uma das raças mais perigosas, sendo necessário contratar um seguro de responsabilidade civil, o que representa mais uns 40 euros, mas garante o pagamento dos danos causados pelo animal.

No caso de morte, para além do sofrimento pessoal, também envolvem outros procedimentos burocráticos, não pode ser simplesmente enterrado no quintal ou terreno privado. Terá que dirigir-se aos serviços camarários ou a uma clínica veterinária. Segundo a recolha efetuada, os preços variam, mas custam habitualmente 40 euros.

Caso opte por uma cremação individual, pode representar entre 160 a 400 euros.

Portanto, a decisão de adotar na sua vida um animal doméstico não deve ser tomada de ânimo leve, requere toda a sua atenção em termos financeiros. Trata-se de um investimento a longo prazo, tanto financeiro como de tempo, é uma responsabilidade para toda a vida, representa cuidar de mais um ser.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.