Saiba os seus direitos em altura de saldos e promoções

Os comerciantes são obrigados a expor de forma clara e inequívoca, o preço regular do produto e o preço promocional.

Cristina Bernardo

Os saldos e promoções são tão interessantes para si, enquanto consumidor, como o são para os comerciantes. Porquê? Porque permite ao comerciante vender rapidamente os artigos fora da estação ou a terminar, possibilitando o investimento na nova coleção.

Os consumidores devem verificar se compensa comprar produtos com redução de preços. Para tal há que comparar o preço inicial do artigo e o preço já com redução, para além de pesquisar outras opções disponíveis no mercado.

Os comerciantes são obrigados a expor de forma clara e inequívoca, o preço regular do produto e o preço promocional.

Interessa também saber que a troca de produtos sem defeitos não é obrigatória. A maioria dos comerciantes apenas o fazem por cortesia comercial. Antes de comprar, certifique-se que a loja aceita as trocas e se pretende trocar algum produto, deverá entregá-lo nas mesmas condições, com etiqueta e com o recibo de compra. Tenha presente, também, o prazo indicado pela loja de troca ou devolução de produtos.

Reforçamos, pois, que as lojas só são obrigadas a trocar os produtos quando esses apresentam defeitos.

Quanto ao pagamento, os estabelecimentos não são obrigados a aceitar como forma de pagamento, cheques, cartões de crédito ou débito. No entanto ao considerarem válidas essas opções na época regular são obrigados a aceitar esses meios de pagamento também na época de saldos. A informação relativa aos meios de pagamento possíveis de forma visível ao consumidor.

Em caso de ser negado os seus direitos, reclame! Informe-se mais na DECO.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço Loja 25, Rua Dr. Francisco Peres, 9125-014 Caniço; deco.madeira@deco.pt. 

Ler mais
Recomendadas

Taxas Euribor renovam mínimos de sempre a três e seis meses e sobem a 12 meses

A taxa Euribor a seis meses desceu hoje para -0,350%, novo mínimo de sempre e menos 0,007 pontos que na sessão anterior.

É trabalhador independente? Conheça as novas regras da Segurança Social

Estes colaboradores têm até ao final deste mês de julho para entregar à Segurança Social a declaração de rendimentos correspondente aos últimos três meses (abril, maio e junho).

Afinal, posso ser multado se conduzir de chinelos?

Sendo Portugal um país conhecido pelas suas praias e pelo clima quente, com a chegada do verão a mesma pergunta volta a ser colocada: é ou não permitido conduzir de chinelos de acordo com a lei?
Comentários