[weglot_switcher]

Saiba quais foram as melhores comercializadoras de energia em 2024

O ComparaJá trabalha diretamente no mercado energético em Portugal e elencou as comercializadoras que mais se destacaram junto dos consumidores ao longo do ano. Goldenergy e Repsol destacaram-se com dois prémios cada uma
17 Dezembro 2024, 10h34

 O ComparaJá, plataforma de finanças pessoais que compara gratuitamente créditos, pacotes de telecomunicações e tarifas de eletricidade, desenvolveu um estudo em que avaliou as comercializadoras de energia presentes no mercado português e as tarifas e ofertas que as mesmas apresentaram ao longo do ano de 2024.

De acordo com os Prémios de Energia do ComparaJá em 2024, divulgados durante esta quinta feira, houve vários destaques dignos de registo. No entanto, apenas duas comercializadoras venceram mais do que um prémio: Goldenergy e Repsol. De acordo com José Trovão, Head of Energy do ComparaJá, “estes prémios têm por base a escolha dos nossos clientes, que nos permite assegurar uma distinção isenta e realmente informativa. No entanto, estes prémios referem-se ao ano de 2024 e, com o dinamismo do mercado, as tarifas mudam constantemente, pelo que é importante recorrer a serviços como o ComparaJá para perceber quais as melhores opções em cada momento”.

No que diz respeito às categorias de tipo de energia contratada, a Goldenergy foi a comercializadora mais escolhida pelos milhares de clientes do ComparaJá em contratos de eletricidade e é também o player mais sustentável do mercado no tipo de energia e os restantes produtos que disponibiliza para o mercado. A Repsol, por sua vez, foi a comercializadora que apresentou melhores propostas para quem procurou um contrato dual. Nos contratos mono-gás, a Plenitude foi o player do mercado mais escolhido pelos consumidores.

José Trovão encara como “natural e compreensível que o mercado oscile consideravelmente” e o mesmo afirma que essa é uma ilação “positiva para os consumidores” – “é bom que o mercado energético em Portugal seja altamente competitivo e dinâmico na medida em que só desta forma será possível atingir elevados níveis de poupança nas faturas. É este o grande benefício de termos um mercado livre de energia em Portugal”.

No entanto, esta análise do mercado vai muito além das tarifas praticadas e disponibilizadas pelo mercado na medida em que foram avaliadas outras categorias igualmente relevantes para os consumidores. Se, por um lado, a Endesa foi a comercializadora que apresentou a melhor oferta promocional ao longo do ano (70€ em valor de fatura + 30€ em cartão virtual para utilizar numa compra online a escolher pelo cliente), por outro, a Repsol foi a opção que apresentou um programa de vantagens e serviços adicionais mais diverso e completo para o consumidor.

Segundo o ComparaJá, “hoje em dia existem muitos clientes a questionar a complexidade e duração das chamadas durante o processo de adesão e, por isso, foi importante destacar o parceiro que mais simplifica a adesão e a contratualização de um serviço de energia”. A comercializadora G9 Energy foi quem venceu o prémio de “Adesão Mais Simples” por facilitar a vida aos consumidores no momento da contratação, substituindo a leitura de um texto legal em chamada pela aceitação das condições contratuais via email.

Toda a informação referente aos Prémios de Energia do ComparaJá em 2024 pode ser consultada em ComparaJá.pt.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.