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Saiba quais são as vantagens e desvantagens da utilização de cartões de fidelização

Todos os consumidores desejam obter descontos nas suas relações de consumo, aliás, quem não gosta? Embora alguns cartões de fidelização permitam este género de benefícios, na verdade o consumidor deve analisar bem essas vantagens e ter em atenção alguns cuidados.
27 Janeiro 2025, 07h45

Todos os consumidores desejam obter descontos nas suas relações de consumo, aliás, quem não gosta? Embora alguns cartões de fidelização permitam este género de benefícios, na verdade o consumidor deve analisar bem essas vantagens e ter em atenção alguns cuidados.

Muitas empresas, desde hipermercados a lojas de pequeno comércio, promovem a adesão a este género de cartões de fidelização, seja com a componente de crédito, seja para pagamento imediato. Para que o consumidor não receba dissabores na vez de descontos, convém que se informe cuidadosamente e conheça os prós e os contra.

Como vantagens deste tipo de cartões são frequentemente apontadas:

  • Anuidade gratuita essencialmente para o primeiro titular, embora haja algumas exceções consoante as empresas;
  • Possibilidade de converter o valor gasto com o cartão em descontos na marca, ou pontos que podem ser utilizados para trocar por ofertas de produtos ou serviços;
  • Oferta de descontos mais elevados em compras, promoções exclusivas ou a possibilidade de fazer pagamentos em várias mensalidades e sem juros.

 

Algumas das desvantagens associadas são:

  • A TAEG – Taxa Anual Efetiva Global – aplicada é alta, portanto se utilizar a componente de crédito poderá encontrar surpresas desagradáveis;
  • Alguns cartões só permitem o acesso a descontos ou vantagens a quem não pagar a totalidade do extrato todos os meses, o que dificilmente é vantajoso para o consumidor;
  •  Normalmente, os consumidores têm mais do que um cartão de fidelização e a tentação de solicitar também crédito nesse cartão é grande. Mas lembre-se que como se trata de um empréstimo ou financiamento, o valor disponibilizado conta como um risco potencial de crédito e será também registado na Central de Responsabilidades de Crédito no Banco de Portugal.

Alertamos ainda para o facto de algumas marcas cobrarem valores por não utilização do cartão, a chamada comissão de inatividade.

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