[weglot_switcher]

Saiba quanto vai ser o seu salário líquido em 2021

Para os cálculos em 2021, as tabelas de retenção de IRS foram atualizadas , assistindo-se a uma redução das taxas, o que significa que as famílias vão receber mais dinheiro todos os meses, apesar de na maioria dos casos, a diferença não ser expressiva. Para apurar quanto é que vai ganhar no novo ano, o Doutor Finanças lançou um simulador que pode ser consultado gratuitamente.
30 Dezembro 2020, 08h15

No sentido de ajudar as famílias portuguesas a perceberem quanto é que vão receber por mês durante 2021, o Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoas e familiares, acabou de lançar um simulador do salário líquido em 2021, tendo em conta as novas tabelas de retenção de IRS vão trazer novidades para o cálculo dos rendimentos.

Para os cálculos em 2021, as tabelas de retenção de IRS foram atualizadas , assistindo-se a uma redução das taxas, o que significa que as famílias vão receber mais dinheiro todos os meses, apesar de na maioria dos casos, a diferença não ser expressiva. Em média, vai sentir-se uma redução de 2% da carga fiscal sobre os rendimentos. Ou seja, os portugueses vão receber todos os meses mais dinheiro: entre 0,69 cêntimos e 7 euros, para os escalões de rendimentos mais comuns.

Rui Bairrada, presidente executivo do Doutor Finanças explica que “depois de terem sido publicadas as novas tabelas de retenção na fonte, foi possível atualizar o simulador de salário líquido, permitindo agora a que todos nós possamos saber quanto vamos passar a receber a partir de janeiro, sendo certo que as famílias vão receber mais. Ainda assim, é preciso salientar que os aumentos serão pequenos, na maior parte dos casos”.

Mas há mais alterações. O valor a partir do qual os contribuintes vão passar a descontar para o IRS é de 686 euros, aumentando o número de famílias que não fará estes descontos. Esta medida, significa um aumento de 27 euros quando comparado com o limite de 2020.

Tratando-se de valores médios, para que cada um consiga calcular o valor final do seu salário líquido, o Doutor Finanças lançou o simulador de salário líquido de 2021. Assim, cada pessoa pode fazer a sua simulação e compará-la com o seu atual recibo de vencimento. Pode ainda recorrer ao simulador de salário líquido de 2020 e perceber a evolução do salário comparando as duas situações.

Para fazer os cálculos e obtermos o valor do nosso ordenado líquido, devemos saber indicar todas as rubricas que compõem os nossos rendimentos. A primeira coisa que temos de saber é qual é o nosso salário base, mas também se temos outro tipo de rendimentos como comissões, prémios ou outros rendimentos extra. Estes valores são importantes para saber exatamente com quanto poderemos contar no final do mês.

Por outro lado, é preciso ter em consideração os subsídios de Natal e de férias e a forma como são pagos. Estes subsídios são calculados com base no salário bruto base, mas podem ser pagos a 100% num determinado mês ou em duodécimos, por exemplo. E, neste último caso, recebemos uma parte todos os meses.

É necessário considerar ainda o subsídio de alimentação e a forma como este é pago: se em cartão/ticket ou se em remuneração. É que a forma (e o montante) de pagamento pode influenciar o valor de impostos que lhe é cobrado.

Por último, a composição do agregado familiar também vai influenciar o valor do seu rendimento líquido. O facto de se ser casado ou de se viver em união de facto ou de ser solteiro, de não ter dependentes ou ter, fará a diferença na taxa de imposto que é aplicada todos os meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.