[weglot_switcher]

Saída da Força Aérea do Montijo para construção do novo aeroporto custa 100 milhões de euros, diz ministro da Defesa

O valor é uma estimativa do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, apresentada durante uma audição conjunta das comissões de Orçamento e Finanças e da Defesa Nacional, no Parlamento, esta quarta-feira. Será necessário que a verba seja refletida “no âmbito da relação entre o Estado e a entidade que tem a gestão do aeroporto”, a Vinci.
  • Miguel A. Lopes / Lusa
22 Janeiro 2020, 14h14

A construção do novo aeroporto no Montijo, que será complementar ao aeroporto da Portela, implica uma transferência de material das Forças Armadas e, por isso, vai “vai afetar, direta ou indiretamente, sete das dez esquadras da Força Aérea”, sendo que a saída dos militares da base do Montijo terá um custo a rondar os 100 milhões de euros, segundo estimativa do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

Na audição conjunta das comissões de Orçamento e Finanças e da Defesa Nacional sobre o Orçamento do Estado de 2020 (OE 2020), esta quarta-feira, João Gomes Cravinho explicou que toda a operação do novo aeroporto implica a saída da Força Aérea do Montijo. A transferência dos helicópteros que estão no Montijo para a base militar de Sintra e dos aviões de treino Épsilon para a base militar de Beja, terá um impacto orçamental “na ordem dos 100 milhões de euros”.

O valor, contudo, é uma estimativa do ministro sendo a necessário que a verba seja refletida “no âmbito da relação entre o Estado e a entidade que tem a gestão do aeroporto”, a empresa de origem francesa Vinci.

A construção do novo aeroporto no Montijo já obteve parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Na terça-feira à noite, 21 de janeiro, a APA aprovou o empreendimento cujo projeto é responsabilidade da ANA, mas manteve a decisão sob condicionantes, que já tinham sido elencadas na DIA – Declaração de Impacto Ambiental preliminar, emitida há a 30 de outubro de 2019 -, exigindo investimentos suplementares de cerca de 48 milhões de euros à ANA – Aeroportos de Portugal.

https://jornaleconomico.pt/noticias/agencia-do-ambiente-deu-luz-verde-definitiva-ao-montijo-mas-mantem-condicoes-538242

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.