[weglot_switcher]

Saint-Gobain Sekurit Portugal volta a reunir com trabalhadores na sexta-feira

A empresa de vidro automóvel reafirmou a irreversibilidade da decisão de encerramento, pelo que as conversações irão prosseguir com vista a atingir um acordo relativamente a compensações e recolocações de trabalhadores.
22 Setembro 2021, 17h05

O processo negocial entre a Saint-Gobain Sekurit Portugal e os trabalhadores da empresa terá novas rondas nos próximos dias 24 e 28 de setembro, informa o grupo, depois de ter sido reiterado, na reunião do último dia 21, que o encerramento desta subsidiária é irreversível. As próximas reuniões servirão, portanto, para analisar “eventuais recolocações e as propostas de compensação financeira”, faz saber o comunicado desta quarta-feira.

A comunicação à imprensa sublinha que a Saint-Gobain está a oferecer “compensação monetária de 50% acima do valor legal da indemnização de cada trabalhador”, além de ter já contactado uma empresa especialista para ajudar nas recolocações dos colaboradores dispensados.

Neste âmbito, o grupo espera colocar brevemente duas dezenas de trabalhadores em empresas na zona de Santa Iria da Azóia, onde se situava até agora a divisão de fabrico de vidro automóvel da empresa francesa, além de ter já previsto a passagem de seis outros para um armazém a instalar em Palmela. A Saint-Gobain justifica ainda a necessidade de acelerar o processo, em parte, com a efemeridade das oportunidades de recolocação.

Na reunião da passada terça-feira, dia 21 de setembro, estiveram presentes representantes da empresa, dos trabalhadores e da Direção-Geral do Emprego e Relações de Trabalho, sendo que os primeiros reafirmaram a irreversibilidade da decisão de encerramento. No comunicado à imprensa, a Saint-Gobain relembra os probemas que afetaram a sua operação, levando ao acumular de prejuízos e a uma situação estruturalmente difícil, que a pandemia e Covid-19 aprofundou significativamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.