[weglot_switcher]

Samsung ‘esmaga’ Apple e entrega mais 730 milhões smartphones em 10 anos

As duas fabricantes disputam o mercado de smartphones há 15 anos e têm, cada uma, mais de 20% de quota de mercado a nível mundial.
Samsung
FILE PHOTO: The logo of Samsung Electronics is seen at its office building in Seoul, South Korea, March 23, 2018. REUTERS/Kim Hong-Ji/File Photo
11 Fevereiro 2025, 13h51

A rivalidade e competitividade entre a Samsung e a Apple continua viva, mas há uma empresa a sair vitoriosa desta batalha. Dados recolhidos pela Techgaged indicam que a Samsung entregou 3,1 mil milhões de smartphones na última década, mostrando alguma superioridade perante a sua maior concorrente ao vender mais 730 milhões que a Apple.

As duas fabricantes disputam o mercado de smartphones há 15 anos e têm, cada uma, mais de 20% de quota de mercado a nível mundial. Nos últimos anos, e possivelmente por ser Android, a Samsung tem liderado consistentemente as remessas de smartphones globalmente.

Os mesmos dados da Techgaged mostram que a Apple vendeu 2,3 mil milhões de iPhones nos últimos 10 anos, evidenciando então a diferença dos 730 milhões de telemóveis vendidos entre as duas empresas. Em perspetiva, esta diferença permite cobrir toda a população da América do Norte e parte da europeia.

Contudo, e mesmo colocando-se no primeiro lugar das vendas de smartphones, os tempos não têm sido fáceis para a Samsung. A fabricante sul-coreana viu as suas vendas anuais caírem 30% na última década, tendo vendido 223,5 milhões de telemóveis em 2024, longe dos 318,1 milhões de smartphones entregues em 2014.

A quebra, explica a Techgaged, está no facto da Samsung ter alterado o seu foco para as gamas premium, nomeadamente a Galaxy S e Z. A descida das vendas estará também relacionada com o aumento da competição proveniente da China, nomeadamente Xiaomi e Oppo.

A Apple, por sua vez, tem vindo a aumentar as vendas de iPhones em termos anuais, com estas a crescerem 18% nos últimos 10 anos. A empresa liderada por Tim Cook tem conseguido aumentar as vendas em 35 milhões de smartphones por ano. Exemplo disso mesmo é que o iPhone passou a marca dos dois biliões de dólares em vendas totais desde 2007.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.