A gigante tecnológica sul-coreana Samsung foi multada em 40,3 milhões de euros por fixação de preços nos Países Baixos, disse o órgão de controlo da concorrência neerlandês (ACM) esta quarta-feira, dia 29 de setembro.
O regulador de mercado dos Países Baixos disse que a Samsung inflacionou os preços dos seus televisores no país ao longo de vários anos, incitando constantemente os retalhistas a aumentarem os seus preços se os vendessem abaixo da taxa de mercado preferencial da marca.
A prática, segundo a ACM, “minou a concorrência entre sete das maiores lojas online de eletrónicos nos Países Baixos”, já que a Samsung garantiu a todos os retalhistas envolvidos que os seus concorrentes também seguiriam a sua política de preços.
A Samsung também contactava os retalhistas quando os seus concorrentes reclamavam sobre televisores a serem vendidos muito baratos, segundo documentos obtidos pelo regulador.
Segundo a ACM, o comportamento da Samsung “distorceu a concorrência e elevou os preços para os consumidores.”
A Samsung disse que recorrerá da multa, já que afirma que nunca forçou os retalhistas a usar o seu preçário e que as lojas sempre foram livres para determinar a sua própria estratégia.
Mas o regulador disse que a Samsung deveria saber que os seus esforços para influenciar os preços iam muito além da orientação normal e era de facto uma forma de determinar estruturalmente os preços de mercado dos seus televisores.
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