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Santander Portugal adota solução de assinatura digital de empresa do grupo Novabase

Com a adoção desta solução eSign da Celfocus, o banco Santander Portugal vai desmaterializar o procedimento de assinatura de documentos e, assim, tornar todo o processo mais ágil, eficiente, deslocalizado e sustentável.
  • Cristina Bernardo
5 Julho 2021, 15h34

O Santander Portugal escolheu a solução eSign da Celfocus, empresa do grupo Novabase, para gerir todo o processo de assinaturas digitais dos seus clientes, anuncia o banco liderado por Pedro Castro e Almeida.

A parceria entre as duas entidades iniciou-se em 2019 e faz parte da estratégia de transformação digital do banco a simplificação e desmaterialização dos processos bancários.

Com a adoção desta solução, o banco Santander Portugal vai desmaterializar o procedimento de assinatura de documentos e, assim, tornar todo o processo mais ágil, eficiente, deslocalizado e sustentável. “Consequentemente, irão ser reduzidos tempo e custos, simplificando e otimizando processos, e disponibilizando aos clientes serviços mais user-friendly e inovadores”, diz a instituição financeira.

“A solução Celfocus eSign, centraliza todas as opções de assinatura numa única plataforma, através de um conjunto de ferramentas que respondem à totalidade das necessidades deste processo, permitindo a recolha de assinaturas em tempo real, bem como múltiplas opções de assinatura (como biométrica, one-time-password, Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital, tokens USB, PKI, entre outros), assegurando ainda a aplicação de todas as regras necessárias a este tipo de operações”, explica o banco.

Segundo João Viana, responsável de Processos e Automação do Santander Portugal, “a utilização da solução do eSign permitiu-nos atingir dois grandes objetivos: melhor experiência para os nossos clientes e a redução de custos operacionais, relacionados com o tratamento de papel. A solução permitiu uniformizar as práticas de assinatura no banco, independentemente do canal de contacto com o cliente. Neste momento, estamos a generalizar a aplicação do eSign em todos os processos do banco”, acrescenta.

Já, de acordo com Gonçalo Lages de Carvalho, responsável pelo Desenvolvimento de Sistemas de Informação do Santander Portugal, “a adoção da solução Celfocus eSign permitiu concretizar uma evolução importante em duas perspetivas: na dimensão tecnológica, com a utilização de uma arquitetura tecnologicamente evoluída com facilidade nos processos de integração, e na dimensão de experiência de utilizador, com maior simplicidade e flexibilidade no processo de assinatura. O alinhamento nestas duas dimensões é um importante contributo na transformação tecnológica e digital do Santander Portugal.”

“A solução Celfocus eSign tem vindo a ser testada e incorporada em diversas soluções do banco, pelas equipas da Celfocus e do Santander, e o sucesso da operação levou a que esta solução fosse adotada de forma generalizada pelo Santander Portugal, e gradualmente será utilizada em todos os processos de recolha de assinaturas digitais das suas aplicações”, refere Rui Daniel Moita, account manager da Celfocus e responsável pela implementação da solução na instituição bancária.

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