Santuário de Fátima anuncia limite de 6 mil peregrinos para celebrações de 13 de outubro

Santuário de Fátima deu a conhecer o plano de contingência para as celebrações religiosas de 13 de outubro. Marcas no chão e necessidade de uso de máscaras entre as medidas implementadas em conjunto com a Direção Geral da Saúde.

REUTERS/Rafael Marchante

O Santuário de Fátima anunciou esta quarta-feira o limite de 6 mil peregrinos para as celebrações religiosas de 12 e 13 de outubro, pode ler-se em comunicado, onde constam as medidas do plano de contingência preparado em conjunto com a DGS.

De acordo com o comunicado divulgado esta quarta-feira, “estas medidas adicionais têm como objetivo minimizar o risco de transmissão de infeção da Covid-19 entre os participantes nas celebrações desta peregrinação. A proteção da saúde dos peregrinos e de todos quantos trabalham no Santuário tem sido, de resto, uma preocupação constante do Santuário”.

Desta forma, foram implementadas as seguintes medidas através do plano de contingência:

  • É reforçada a sinalética, com informações mais específicas para esta peregrinação e, na divulgação prévia, dar-se-á especial relevo à necessidade de cumprir as regras de segurança que vigoram em tempo de pandemia. Será indicada a necessidade de uso de máscara durante as celebrações, mesmo no espaço aberto do Recinto de Oração.
  • É feita uma delimitação de alguns espaços de maneira a criar perímetros de segurança e a vedar o acesso a locais suscetíveis de aglomerações.
  • Para que haja uma uniforme disposição da assembleia no recinto, são criadas, com marcações no solo, áreas circulares de ocupação, devidamente distanciadas. Em cada círculo poderá estar apenas um número limitado de pessoas coabitantes. De acordo com os planos efetuados, estimamos uma presença de cerca de 6.000 pessoas no recinto, numa área útil de 48 000m2, o que equivale a uma média de 8m2 por pessoa.
  • O acesso ao Recinto de Oração é feito por oito entradas, com diversos meios de controlo. As deslocações no recinto só podem ser feitas nos corredores assinalados. Todos os movimentos são constantemente monitorizados através dos meios de videovigilância, de modo a permitir em tempo real, decisões que sejam necessárias para controlo de situações de potencial risco.
  • Os peregrinos que desejarem participar nas celebrações da noite do dia 12 e da manhã do dia 13, só poderão entrar no recinto nas entradas devidamente assinaladas, e daí serão conduzidos por acolhedores para as áreas de ocupação de acordo com os critérios estabelecidos e aí deverão permanecer até saírem do Recinto de Oração. Serão estes acolhedores que monitorizarão os espaços de forma a garantir que as vias de circulação fiquem desimpedidas para uma fácil deslocação dos peregrinos.
  • O fluxo de peregrinos no exterior do Recinto de Oração será gerido pelas forças de segurança, nomeadamente a GNR que, a montante, garantirá o controlo de aproximação às zonas limítrofes do Santuário.

De acordo com Graça Freitas, na habitual conferência de imprensa da DGS, o parecer foi um “trabalho de colaboração” entre o Santuário e as autoridades de Saúde, permitindo a existência de peregrinos no local para celebrar uma das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

“Este parecer irá permitir que os peregrinos estejam presentes no Santuário, seguindo as melhores condições possíveis para evitar futuros surtos ou infeções”, explicou.

No entanto, as entradas para o local deverão ser controladas até que se atinga uma lotação máxima que permita ainda manter o distanciamento social entre as pessoas. O acesso ao recinto de oração também deverá ser encerrado ao público.

Atualmente, o Santuário já dispõe de um plano de contingência que limita a ocupação do recinto a um máximo de um terço, apesar de não se conhecer o número exato de fiéis que possam estar no espaço religioso.

Ler mais
Relacionadas

Santuário de Fátima vai revelar esta quarta-feira parecer para receber peregrinos no 13 de outubro

Este parecer irá permitir que os peregrinos estejam presentes no local, seguindo as melhores condições possíveis para evitar futuros surtos ou infeções.
Recomendadas

Portugal regista mais 4.007 casos e 39 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

As autoridades sanitárias contabilizaram mais 2.831 altas nas últimas 24 horas, elevando para 80.280 o número total de pessoas livres do vírus.

Novo surto em lar do concelho do Fundão com 30 infetados

Segundo o comunicado, os utentes que testaram positivo estão assintomáticos e não inspiram cuidados de saúde especiais encontram-se numa área separada dos restantes utentes.

ASAE apreende artigos têxteis no valor de 100 mil euros em Vila do Conde

Os visados da investigação “procediam, ainda, ao seu embalamento individual e colocavam já as respetivas etiquetas de preços de cartão exteriores, com um ‘layout’ idêntico ao original”, precisa a ASAE.
Comentários