A SAP está a concretizar uma parceria com o grupo chinês Alibaba para a utilização das soluções da tecnológica europeia na sua estrutura, mas também na oferta de serviços cloud (baseados em centros de dados), com uma estratégia conjunta de entrada no mercado.
O anúncio foi feito pelo CEO da SAP, Christian Klein, esta terça-feira, 27 de maio, durante o Sapphire 2025, evento de três dias promovido pela tecnológica com parceiros e clientes que decorre em Madrid até amanhã.
Com este acordo, o grupo Alibaba vai tirar partido do SAP Cloud ERP Private (que permite a migração de sistemas para a cloud) para a sua infraestrutura empresarial, mas também recorrerá ao SAP Business Suite (o novo interface) “para uma manutenção mais rápida, atualizações suaves e uma integração mais fácil das capacidades de inteligência artificial (IA) nos principais processos de negócio”, assim como a outras soluções.
O acordo prevê uma iniciativa conjunta da SAP e da multinacional chinesa de tecnologia focada no comércio eletrónico e na computação em nuvem para a entrada no mercado.
Em Madrid, Christian Klein explicou que a SAP está “comprometida” com a operação local na China. “Temos parcerias com a Alibaba e com a Deepseek”, apontou, sublinhando que o objetivo é permitir aos clientes terem uma abordagem local ou global, de acordo com as necessidades.
O Alibaba também fará parte do mais recente programa de certificação de infraestrutura como serviço para apoiar os clientes que executam soluções empresariais da SAP.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com