[weglot_switcher]

SAP vai ter o seu agente de IA disponível em todas as plataformas

O Joule foi acrescentado à plataforma de digitalização WalkMe adquirida pela SAP no ano passado, tornando-se omnipresente em todas as aplicações e sistemas da empresa. Também se relacionará com outros agentes de inteligência artificial.
CTO da SAP
27 Maio 2025, 21h24

A SAP vai disponibilizar o seu agente de inteligência artificial (IA) generativa Joule em todas as suas plataformas e em todas as áreas com que trabalha, tornando-o transversal, garantiu o CEO da tecnológica europeia, Christian Klein, esta terça-feira, 27 de maio.

Christian Klein, que fez a apresentação introdutória do Sapphire 2025, evento de três dias promovido pela tecnológica com parceiros e clientes que decorre em Madrid até amanhã, anunciou que o Joule estará “em todo o lado e responderá a tudo”.

O Joule (joia, em francês, que usa como símbolo uma pedra preciosa) foi acrescentado à plataforma de digitalização WalkMe adquirida pela SAP no ano passado, tornando-se omnipresente em todas as aplicações e sistemas da tecnológica.

Além disso, terá a capacidade para se relacionar com outros agentes de IA, como o Copilot, da Microsoft, ou o Gemini, da Google.

“Não interessa com que aplicação o utilizador final está a trabalhar, da SAP ou sem ser SAP, o Joule estará em todo o lado”, disse Klein.

Esta capacidade de resposta é suportada por uma parceria com a Perplexity, cujo CEO, Aravind Srinivas, se juntou a Klein no palco para demonstrar como o motor de resposta da Perplexity, empresa que desenvolve soluções de pesquisa baseadas em grandes modelos, que se integrará com os dados da SAP para fornecer respostas fiáveis.

O Joule será um elemento essencial da ideia de flywheel (mecanismo de rotação que se alimenta a si próprio) da SAP, que junta um conjunto alargado de aplicações empresariais, dados de qualidade e IA para incrementar a capacidade das empesas.

A SAP ambiciona que este seu modelo, baseado em computação na nuvem, permita às empresas ganhos de produtividade de 30%.

A vida do Joule não se fica pelo mundo digital e ambiciona chegar ao mundo físico, através de uma parceria da SAP e da fabricante de semicondutores Nvídia com a Neura Robotics para integrar agentes de IA com robôs cognitivos avançados para melhorar as operações empresariais.

Esta parceria também foi anunciada no Sapphire, por Philipp Herzig, Chief Technology Officer e Chief AI Officer da SAP, e “visa revolucionar a fabricação e a gestão da cadeia de abastecimento através de robótica adaptativa e autónoma, alimentada pela integração e simulação de dados em tempo real utilizando gémeos digitais”. Promete maior eficiência, tomada de decisões e conhecimento operacional nos setores industriais.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.