[weglot_switcher]

Sata/Privatização: Concurso anulado após divulgação de documentos que causaram “sério dano”

Em causa está a divulgação de documentos que indicam que não havia uma proposta formal dos islandeses da Icelandic para comprar 49% da Azores Airlines. O Governo dos Açores disse que deu indicações ao conselho de administração da SATA para anular o presente concurso e preparar o lançamento de um novo concurso com o mesmo objetivo.
9 Novembro 2018, 14h00

O concurso de privatização de 49% da Azores Airlines foi anulado depois da divulgação de documentos que causaram “um sério dano ao grupo SATA e aos Açores”, referiu esta sexta-feira o governo açoriano.

Em nota de imprensa, o Governo dos Açores diz que “decidiu dar orientações ao conselho de administração do grupo SATA para anular o presente concurso público de privatização de 49% do capital social da Azores Airlines e preparar o lançamento de um novo concurso com o mesmo objetivo”.

Em causa estão notícias da RTP/Açores, citando documentos privados da comissão de inquérito do parlamento açoriano ao setor empresarial público, indicando que não havia uma proposta formal apresentada pelos islandeses da Icelandic, única entidade qualificada para a segunda fase da alienação, antes o intuito de abrir um período de negociações com a SATA.

Esta manhã, a secretária regional com a tutela dos Transportes, Ana Cunha, disse aos jornalistas que havia uma proposta formal da Icelandic para a compra de 49% da Azores Airlines e não apenas uma carta pedindo o abrir de negociações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.