[weglot_switcher]

Saúde domina prioridades das seguradoras no pós-pandemia

Nos últimos meses foram lançados uma dezena de seguros, quase metade na área da saúde. As novidades também incluem coberturas para trotinetes, telecomunicações e animais.
28 Novembro 2021, 18h30

O mundo está a despertar para uma área capaz de afetar pessoas de todas as idades e espectros sociais: a saúde mental. De atletas a políticos, passando por todo o tipo de trabalhadores, o bem-estar mental e emocional pode ser difícil de atingir, mesmo assim é preterido em função de outras despesas mensais. A pandemia da Covid-19 veio acelerar essa consciencialização e para as seguradoras criou uma oportunidade de negócio.

Atenta à tendência, a Fidelidade lançou no primeiro de novembro um seguro em parceria com a Multicare, cujo objetivo é incluir no plano de saúde das famílias uma parte para a saúde mental. O Multicare reforço na Saúde Mental permite consultas de psiquiatria, psicologia e sessões de psicoterapia e, em último caso, o internamento psiquiátrico.

A Fidelidade apostou em força no combate à pandemia que teima em não nos deixar, introduzindo no mercado um seguro que tem como principal propósito continuar a acompanhar pacientes com sequelas por terem contraído Covid-19. O Multicare Check-up Covid assegura a prescrição e o acionamento do processo junto dos Hospitais da Luz, de forma a “identificar sequelas de forma precoce, minimizando o seu impacto e, quando possível, potenciando uma recuperação das mesmas”, explica a seguradora.

Se a pandemia teve alguma coisa boa, é a popularização da prática do exercício físico, quer como argumento para sair de casa quer pela simples necessidade de fugir ao sedentarismo provocado pelos múltiplos confinamentos. De forma a dar cobertura a esta franja da população, o Grupo Ageas, através da Médis, colocou no mercado um novo serviço que, para além de monitorizar a atividade física, define objetivos e premeia clientes que adotem estilos de vida e práticas desportivas benéficas para a saúde: o Médis Active.

Incentivar estilos de vida saudáveis é igualmente o propósito do Multicare Vitality, resultado de uma parceria entre a líder do mercado Fidelidade e o programa de mudança comportamental Vitality. Os utilizadores introduzem os dados numa aplicação que os processa e desenha um plano à sua medida para prevenir “possíveis fatores de risco à saúde e monitorar o nível de atividade física”.
Com quatro coberturas específicas, a saúde predomina na oferta das seguradoras no pós-pandemia, segundo uma análise do Jornal Económico. Nos últimos meses foram lançados no mercado português uma dezena de seguros, que refletem as grandes temáticas da sociedade, nomeadamente a mobilidade, o desemprego e os impactos económicos dai resultantes. A transformação da forma como nos relacionamos acabou por gerar novas necessidades no seio das empresas e nos lares dos portugueses. O crescimento de soluções de mobilidade sustentável é uma dessas vertentes. Cada vez mais procuradas pelo cidadão, são oportunidades para as seguradoras.

“Os consumidores estão a alterar os seus hábitos de transporte, apostando em veículos partilhados e em meios de transporte alternativos como bicicletas e trotinetas para deslocações mais curtas”, explica Maria João Matos, diretora de Desenvolvimento de Negócio na Europ Assistance Portugal. Com o fito de responder a esta necessidade, a seguradora criou o BMotion: foca-se nas “pessoas, na proteção do utilizador em caso de acidente nas várias alternativas de mobilidade utilizadas: automóvel, bicicletas, autocarro, trotinetes ou TVDE”. O serviço disponibiliza, entre outras, consulta médica online, fisioterapia ou enfermagem ao domicílio, apoio psicológico online, análises clínicas ao domicílio ou aluguer de material hospitalar.

O veículo pessoal de locomoção tradicional foi a escolha da Liberty para iniciar a 25 de outubro o seu primeiro canal de venda direta em Portugal – Génesis. Chama-se Génesis Automóvel é válido para veículos ligeiros de passageiros, para clientes individuais e através de apólices anuais. Alexandre Ramos, Chief Information Officer da Liberty na Europa Ocidental, explica ao Jornal Económico que “a Génesis Automóvel destina-se a todos os clientes que procuram um serviço totalmente digital e modular e com soluções rápidas e acessíveis”. As franquias são fixas e são oferecidas novas coberturas como proteção de animais domésticos, cadeiras de transporte para crianças, escolha a oficina e extensão territorial RC, acrescenta.

Do grupo dos dez novos seguros lançados nestes últimos meses e identificados pelo Jornal Económico, apenas dois têm como destinatários as empresas. Por último, mas não menos importante… sabia que pode fazer um seguro para o seu animal de estimação?

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.