A Saudi Aramco vai aumentar a sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) para os 29,4 mil milhões de dólares (26,4 mil milhões de euros), na maior operação de sempre deste tipo.
Inicialmente, a petrolífera pública saudita angariou 25,6 mil milhões de dólares (23 mil milhões de euros), também um recorde, colocando três mil milhões de ações, a 8,53 dólares cada (7,67 euros). Mas agora decidiu colocar 450 milhões de ações extra, avança a Reuters este domingo.
A companhia exerceu uma opção de colocar mais ações durante o IPO, uma opção permitida quando existe uma maior procura por parte dos participantes na operação.
Depois do anúncio, as ações mantiveram-se estáveis nos 35 ryals (8,3 euros) na Tadawul, a bolsa de Riade, país cujos dias de trabalho são de domingo a quinta-feira.
As ações da empresa têm estado sob pressão devido às tensões no Médio Oriente entre os Estados Unidos e o Irão.
A 8 de janeiro, a cotação caiu para os 34 ryals (8,15 euros), o valor mais baixo desde que começaram a negociar a 11 de dezembro.
O preço de fecho de quinta-feira valoriza a empresa em 1,87 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões), acima do preço do IPO, mas abaixo da meta de dois mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) estabelecida pelo principe regente saudita Mohammad bin Salman.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com