A Saudi Telecom está a apostar forte em garantir a compra da Altice Portugal e de acordo com informação avançada pelo JE esta sexta-feira, a estratégia dos sauditas passa pela escolha de um parceiro português para a criação de um consórcio.
Esta estratégia dos sauditas, de acordo com fonte ligada ao processo, passa por aumentar as hipóteses de sucesso nesta operação e nesse sentido, a Saudi Telecom já terá iniciado contactos com grupos empresariais portugueses.
Na lista de potenciais parceiros para formarem consórcio com a Saudi Telecom, segundo as fontes do JE, está o grupo Amorim, presidido por Marta Amorim, e a família Queiroz Pereira. Mas fonte oficial do Grupo Amorim, questionada, disse que “a notícia de negociações com a Saudi Telecom não tem fundamento”.
A avaliar por estas declarações, aparentemente o negócio não interessa ao grupo que tem a Corticeira Amorim, a Amorim Luxury e a Amorim Energia. Também poderá haver contactos com o grupo da família Queiroz Pereira que detém, entre outras empresas, a Semapa e a Navigator, mas fonte do grupo não confirma.
A Saudi Telecom procura assim contornar algumas limitações competitivas que possam surgir aos olhos das autoridades europeias, pelo facto de ser uma empresa estatal saudita,
Em Portugal, o Governo tem a possibilidade de intervir na venda da Altice Portugal ao abrigo do Decreto-Lei nº 138/14 de 15 de Setembro, que estabelece um regime de salvaguarda dos ativos estratégicos essenciais para a garantia da segurança pública.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com