A Savannah concluiu um aumento de capital superior a 10 milhões de euros, vai adquirir uma concessão mineira próxima da mina de lítio do Barroso, em Boticas, e quer começar a obra até final de 2026, segundo a empresa.
O presidente executivo (CEO), Emanuel Proença, disse hoje à agência Lusa que este está a ser “um ano bastante cheio” para a Savannah Resources que quer explorar lítio em Covas do Barroso, distrito de Vila Real.
Após anunciar em setembro maiores quantidade de lítio, com o recurso confirmado a situar-se nos 39 milhões de toneladas e o potencial nos 100 milhões de toneladas, a empresa concluiu agora uma operação de aumento de capital que totalizou 12 milhões de dólares, cerca de 10 milhões de euros.
“É financiamento suficiente para progredirmos bastante no trabalho, com trabalho crescente por parte da nossa equipa no terreno, em Boticas, e é também valor suficiente para fazermos a aquisição da concessão do Aldeia”, afirmou Emanuel Proença.
A operação traduziu-se num “valor acima das expectativas iniciais e onde a procura superou a oferta”.
O gestor disse que é um “sinal de que os investidores estão a ver o mérito do projeto” e destacou a participação de investidores portugueses, bem como de investidores institucionais espanhóis e outros provenientes da indústria mineira e da fileira das baterias.
Atualmente, 27% do capital da Savannah está em mãos portuguesas.
Segundo a Savannah, um dos destaques da operação foi o reforço da participação no capital pelo Fundo Optimize Portugal Golden Opportunities, que passou a deter uma participação superior a 5% e tornou-se no terceiro maior investidor nacional.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com