[weglot_switcher]

Schroders assessora Apple no investimento de 100 milhões para nova estratégia de energia limpa na China

A estratégia de gestão de ativos tem como alvo investimentos em infraestruturas renováveis ​​em desenvolvimento em fase avançada e construção de ativos eólicos e solares “em toda a China, visando entregar retornos financeiros ajustados ao risco e Certificados de Energia Verde (GECs) atrativos para os clientes”.
7 Abril 2025, 15h44

A equipa de Infraestruturas da Schroders Capital anunciou a conclusão de uma nova estratégia de energias renováveis na China, após o compromisso de um investimento de 100 milhões de dólares por parte da Apple.

A Schroders Greencoat é o assessor da estratégia de gestão de ativos, que tem como alvo investimentos em infraestruturas renováveis ​​em desenvolvimento em fase avançada e construção de ativos eólicos e solares “em toda a China, visando entregar retornos financeiros ajustados ao risco e Certificados de Energia Verde (GECs) atrativos para os clientes”.

Com este investimento âncora da Apple, a estratégia visa “adicionar aproximadamente 550.000 megawatts-hora anuais de nova geração de energia eólica e solar à rede elétrica da China. Espera-se que esta geração aumente à medida que novos clientes invistam nesta estratégia”.

A estratégia de gestão ativa centra-se no investimento em renováveis eólicas e solares em fase avançada de desenvolvimento em toda a China, com o objetivo de proporcionar aos clientes uma rentabilidade financeira atrativa e ajustada ao risco, assim como Certificados de Energia Verde (GEC).

“Para além de contribuir para uma rede elétrica mais limpa na China, esta iniciativa ajudará ao objetivo da Apple, de alcançar a neutralidade em toda a sua pegada carbónica até 2030, incluindo na cadeia de abastecimento e ciclo de vida dos produtos”, lê-se no comunicado.

“Esta nova estratégia dá sequência à primeira estratégia de energia limpa na China, lançada em parceria com a Apple e os seus fornecedores em 2018”, lembra a consultora.

Richard Oldfield, CEO do Grupo Schroders, diz, citado no comunicado que “a China tem sido há muito um importante foco estratégico para a Schroders: fomos das primeiras gestoras de ativos internacionais a entrar na China continental e temos participado ativamente neste mercado doméstico há mais de 30 anos”.

“A combinação de décadas de experiência em gestão ativa global, juntamente com o conhecimento local e internacional da nossa equipa de renováveis, constituem uma proposta sólida e sublinham o nosso papel como parceiro de confiança em gestão ativa”, conclui.

A Schroders Greencoat, consultora desta estratégia, é atualmente uma das maiores gestoras especializadas em energia renováveis e transição energética a nível mundial, com estratégias de gestão ativa em todo o espectro de energias limpas e ciclo de vida dos ativos – incluindo investimento em energia eólica, solar, bioenergia e em transição.

Adicionalmente, a equipa de infraestruturas da Schroders na Ásia tem vasta experiência no setor e redes da energia renovável na China, e conta com um profundo conhecimento do enquadramento político e regulatório chinês em termos de energias renováveis. Esta equipa já investiu com êxito em 1,2 GW de ativos renováveis, incluídos numa carteira diversificada de 47 projetos eólicos e solares.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.