[weglot_switcher]

Schroders cria centro desenvolvimento de ativos digitais com sede em Singapura

Os ativos digitais apresentam uma oportunidade transformadora para o setor da gestão de ativos através de finanças componíveis considera a gestora de ativos.
15 Julho 2025, 21h20

A Schroders acaba de anunciar o lançamento do seu Centro de Excelência Global em Ativos Digitais, o que considera um novo marco no compromisso que assumiu em desenvolver continuamente soluções inovadoras que melhorem a prestação de serviços aos seus clientes.

Os ativos digitais apresentam uma oportunidade transformadora para o setor da gestão de ativos através de finanças componíveis considera a gestora de ativos.

“A visão de Schroders sobre composable finance passa pela capacidade dos seus gestores de ativos para otimizar as componentes centrais do investimento, como fundos de investimento, obrigações, ações e commodities, em contratos inteligentes e programáveis, assim como com tokens”, refere.

À medida que a Schroders explora os benefícios dos ativos digitais para clientes e parceiros, esta abordagem permite à empresa ampliar as oportunidades de investimento, modular os processos operacionais e desenvolver novas capacidades prontas a aplicar no futuro. Isto permite a construção de carteiras flexíveis e eficientes, assim como o seu reequilíbrio, o que possibilita à Schroders personalizar as soluções que oferece aos clientes de uma forma ágil.

O Centro tem sede em Singapura e reúne uma equipa de especialistas em ativos digitais, cujo objetivo é “impulsar o desenvolvimento de ideias e boas práticas para a gestão de ativos a nível mundial, através da participação em iniciativas com responsáveis políticos e da colaboração com a indústria”. O Centro será dirigido por Marita McGinley, responsável Global pela Estratégia de Ativos Digitais.

As três prioridades estratégicas do Centro são inovar nos componentes digitais, pela aplicação de tokenização a casos reais de negócio da Schroders, para oferecer maior valor acrescentado ao cliente e gerar eficiências operacionais; capitalizar as novas oportunidades que emergem da tokenização e complementam a gestão ativa, como os fundos tokenizados, a gestão de colaterais e as soluções de tesouraria; e estabelecer um futuro modelo operacional escalável, criando uma estrutura simplificada pronta a aplicar futuramente, com componentes digitais reutilizáveis (por exemplo dados, contratos inteligentes, ferramentas de integração), que podem ampliar-se a múltiplas plataformas.

Este lançamento está alinhado com a ambição de Singapura em afirmar-se como líder global em tecnologia financeira e inovação em ativos digitais.

“Esta perspetiva é apoiada pelo papel de liderança que a Schroders tem desempenhado em iniciativas centrais, como o Monetary Authority of Singapore’s Project Guardian, uma colaboração entre responsáveis políticos e principais intervenientes da indústria para melhorar a liquidez e a eficiência dos mercados financeiros através da tokenização de ativos. Este é, assim, um passo que reforça o compromisso da Schroders em impulsionar a inovação na gestão de ativos”, refere a nota.

Gopi Mirchandani, Responsável do Grupo de Clientes da Ásia na Schroders, diz que o lançamento do Centro de Excelência Global em Ativos Digitais “é um marco fundamental neste nosso caminho para impulsionar a evolução da gestão de ativos através da tecnologia digital. À medida que a Ásia avança na sua liderança em ativos digitais, o dinamismo do sistema fintech de Singapura proporciona a plataforma ideal para repensar a forma como os ativos digitais podem oferecer soluções de investimento personalizadas e escaláveis”.

“Através de uma estreita colaboração com parceiros de referência da indústria e com reguladores, estamos não apenas a moldar um ecossistema de finanças componível, mas também a garantir que os nossos clientes podem aceder a uma gama mais ampla de oportunidades de investimento, gerir as suas carteiras de forma mais eficiente e a adaptar-se rapidamente a condições de mercado em constante mudança”, acrescenta.

“Os ativos digitais estão a transformar tanto o ecossistema financeiro tradicional da gestão de ativos como o novo ecossistema nativo digital. Através do envolvimento com reguladores, da colaboração intersectorial e do desenvolvimento de novas capacidades, o nosso Centro de Excelência em Ativos Digitais navegará por estes dois mundos para oferecermos, aos nossos clientes, novas tecnologias capazes de satisfazer as necessidades em constante evolução “, diz a CFO do Grupo Schroders, Meagen Burnett.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.