[weglot_switcher]

“Se estamos à espera da esmolinha, nunca nos vamos tornar mais empreendedores”, diz Álvaro Santos Pereira

Ex-ministro da Economia destacou os vários fóruns empresariais “sobre aproveitar fundos estruturais”. E considera que Portugal “vive há décadas de mãos estendidas”.
4 Outubro 2023, 13h00

Álvaro Santos Pereira considerou esta quarta-feira que existe uma dependência de fundos europeus em Portugal, defendeu mais empreendedorismo no país.

“Portugal é um país de mão estendida há décadas”, começou por dizer o ex-ministro da Economia, apontando que o país tem “recebido durante décadas fundos estruturais”.

“Os fóruns empresariais são todos sobre aproveitar fundos estruturais. Se estamos à espera da esmolinha nunca nos vamos tornar mais empreendedores”, afirmou o diretor no Departamento de Economia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

As declarações tiveram lugar no painel “O mundo em 2024” na conferência Outlook 2024, que marca o 7º aniversário do Jornal Económico, que decorre esta quarta-feira em Cascais.

E deu o exemplo dos Estados Unidos, onde filhos de emigrantes ou cidadãos estrangeiros, como Steve Jobs ou Elon Musk, fundadores da Apple e da Tesla, respetivamente.

“Só é possível porque a economia norte americana é formada para os empreendedores singrarem e falharem”, destacou.

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.