[weglot_switcher]

Seat e Iberdrola unem-se ao Governo espanhol na construção de fábrica de baterias elétricas na Península Ibérica (com áudio)

O projeto permitirá o desenvolvimento de um conjunto de ações que garantam a existência em Espanha das infraestruturas, instalações e mecanismos necessários para o fabrico independente e competitivo de um veículo elétrico pela Seat.
4 Março 2021, 13h38

O Governo espanhol, a construtora Seat e a energética Iberdrola vão promover a primeira fábrica de baterias para veículos elétricos em Espanha, que ficará localizada perto da fábrica da Seat em Martorell, conforme exigiu na semana passada o presidente da Seat, Wayne Griffiths, avança o “El Economista”.

Os detalhes foram hoje revelados pela ministra da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto, no 28º Congresso Federal da UGT em Espanha. A ministra garantiu que “este consórcio fará parte do primeiro Projeto Estratégico de Recuperação e Transformação Económica (PERTE) que visa a transição para o veículo elétrico e interligado”.

O projeto permitirá o desenvolvimento de um conjunto de ações que garantam a existência em Espanha das infraestruturas, instalações e mecanismos necessários para o fabrico independente e competitivo de um veículo elétrico pela Seat.

Durante a sua intervenção, a Ministra sublinhou que a Indústria desempenha um papel muito relevante no avanço e na modernização do modelo de produção, visto que gera “riqueza e empregos estáveis ​​e de qualidade, mas sobretudo pela sua capacidade de inovação, investigação e sustentabilidade, alavancas para melhorar sua competitividade”.

Da mesma forma, Maroto tem defendido um pacto pela Indústria que permita ao país “reindustrializar, diversificar, equilibrar e modernizar a estrutura produtiva, promovendo sectores estratégicos que tornem a nossa economia mais resiliente”.

“Já temos um anteprojeto das bases do Pacto Estadual que deve ser aprovado pelo Fórum de Alto Nível da Indústria para submetê-lo ao Congresso. Todos concordamos que este é um bom momento para tratar deste pacto, que dará estabilidade e que fortalecerá as capacidades produtivas, gerará empregos e aumentará o peso da indústria no nosso PIB”, sublinhou a ministra.

O presidente da Seat e Cupra, Wayne Griffiths, disse na semana passada que teve conversas bastante avançadas com o governo sobre a possibilidade de se fabricar veículos elétricos em Espanha, embora tenha lembrado que o executivo tem que apostar mais na componente “eletrónica”.

Em julho do ano passado, a fabricante automóvel anunciou um plano de investimentos de 5 mil milhões de euros até 2025 para o desenvolvimento das suas marcas Seat e Cupra, potenciando a I&D para o desenvolvimento de novos modelos e a eletrificação da gama de produtos, e melhorar os equipamentos e instalações da fábrica Martorell (Barcelona).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.