[weglot_switcher]

Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade: “Pensões pagas às mulheres são 32% inferiores”

A segregação profissional e as remunerações mais baixas das mulheres levam a secretária de Estado Rosa Monteiro a defender maior igualdade de género. Portugal já é o país europeu com maiores progressos nesta área.
2 Novembro 2019, 13h00

Há poucos indicadores sobre a evolução da igualdade de géneros em Portugal que quantifiquem as situações de desigualdade mais evidentes, sendo difícil saber quais são os concelhos, as cidades ou as aldeias com maior nível de igualdade de géneros, onde haja menores diferenças entre homens e mulheres no trabalho e na sociedade. Tal como, nas empresas e nas organizações privadas ou públicas, não é fácil adotar práticas e procedimentos que conciliem a vida profissional, familiar e pessoal dos trabalhadores e das trabalhadoras, ou evitem a segregação de géneros no exercício das profissões, não impedindo o acesso das mulheres aos cargos de chefia e ao exercício do poder. Este é precisamente um dos trabalhos que a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade (SECI), Rosa Monteiro, está a desenvolver, reconhecendo que “em pouco anos Portugal já registou uma evolução considerável ao nível da promoção efetiva da igualdade dos géneros, mesmo entre os países da União Europeia”. No entanto, lamenta que as mulheres idosas ainda continuem a ser os elementos mais vulneráveis da sociedade, o que se nota em especial quando se comparam os valores das pensões de reforma pagas a homens e a mulheres. “A diferença é brutal”, comenta Rosa Monteiro em entrevista ao Jornal Económico.

São conhecidas as diferenças salariais médias mensais entre os ordenados pagos aos homens e às mulheres, que, segundo informações da SECI, recebem menos cerca de 224 euros por mês de ganho total que os homens, ascendendo a uma diferenca de cerca de 755 euros nos quadros superiores. O que raramente se explica é o tipo de carreira contributiva que as mulheres conseguem construir ao longo de uma vida de trabalho. Como estão as diferenças entre homens e mulheres no que toca às pensões de reforma?

O Index do Instituto Europeu de Igualdade de Género (European Institute for Gender Equality – EIGE) indica que em Portugal as mulheres recebem pensões que são 32% inferiores às pensões dos homens no global. É mais um indicador que evidencia as questões de desigualdade de género, entre mulheres e homens.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.