[weglot_switcher]

Secretário regional da Economia pede ao Estado para salvaguardar interesses das regiões autónomas

O governante salientou que a Secretaria Regional da Economia terá 60 milhões de euros disponíveis no âmbito do PIDDAR para implementa medidas que vão permitir transportes públicos mais eficientes, um passe único, e o rejuvenescimento da frota automóvel.
21 Janeiro 2020, 12h04

O secretário regional da economia, Rui Barreto, pediu à República para salvaguardar os interesses do país, e que as regiões autónomas também fazem parte do país, lembrando ainda que este ano ainda disponíveis instrumentos para o investimento e financiamento das empresas, e para a necessidade de se atenuar os custos de transporte. O alerta foi feito durante o debate na especialidade do Orçamento Regional e o Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (PIDDAR), que decorre na Assembleia Legislativa da Madeira.

O governante lembrou que a Secretaria Regional da Economia tem um volume de investimento de 60 milhões de euros no âmbito do PIDDAR.

Enunciando alguns dos investimentos previstos para a economia regional, Rui Barreto destacou a medida que vai permitir transportes “mais eficientes e úteis” com diminuição da pressão automóvel nas estradas da Madeira.

A abertura do concurso internacional para a concessão de transportes da Madeira foi outro medida sublinhada por Rui Barreto.

Este concurso internacional, explicou o governante, vai permitir a implementação de um “passe e bilhete único, a a reorganização de carreiras e percursos, a interligação entre diferentes concessões e concessionárias, o rejuvenescimento da frota de carros da região diminuindo emissões de carbono e aumento da segurança, a manutenção dos postos de trabalho”.

No primeiro trimestre será criada a Agência de Promoção de Investimento que substitui a Invest Madeira. “Estão a ser estudadas novas fontes e formas de financiamento. Será um instrumento de concretização da estratégia de atracção de investimento e promoção da economia da região no exterior”, reforçou o governante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.