[weglot_switcher]

Sector automóvel, moda e serviços destacados no Troféu Investimento

O Troféu Investimento tem como objetivo galardoar o sucesso de um investimento realizado num dos dois países, Portugal ou França.
2 Janeiro 2022, 21h00

O Troféu Investimento tem como objetivo galardoar o sucesso de um investimento realizado num dos dois países, Portugal ou França.

O primeiro selecionado desta categoria que nomeamos é a STE – Exploração de Plásticos Unipessoal, empresa do grupo francês Steep Plastique que também é finalista do Troféu PME. Dedica-se à produção de componentes plásticas automóveis e está instalada no Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo.

Há quatro anos, quando se instalou em Portugal, o grupo gaulês contratualizou um investimento de 10,1 milhões de euros, que poderia ascender a 50 milhões de euros, até 2024, numa quarta fase do projeto para a produção de peças injetadas de plástico para a indústria automóvel, com uma produção essencialmente direcionada para o mercado internacional.

O investimento previa, inicialmente, a criação de 50 postos de trabalho, que, dependendo da evolução do projeto, podem chegar aos 250.
A multinacional francesa está presente, além de Portugal, em França, Marrocos, Eslováquia e Turquia.

Moda e Serviços também disputam troféu

Os outros dois selecionados para esta categoria de Investimento na iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa são mais conhecidos do grande público: trata-se da La Redoute e da Sodexo Business Services.

A La Redoute é uma empresa especializada em moda e artigos de decoração e que começou a trabalhar em Portugal em 1988, com uma operação de vendas por catálogo, que evoluiu para a venda online, com o crescimento do comércio eletrónico, e, no ano passado, em plena pandemia de Covid-19, quando a aposta generalizada das empresas foi feita na rede global da internet, a La Redoute abriu a primeira loja física em Lisboa.

Segundo a empresa, as vendas in-store foram um sucesso e, em setembro, a empresa abriu a sua segunda loja física, desta vez no Porto.
O grupo tem aberto lojas físicas em cidades como Paris, Lausanne, Moscovo e Zurique.

Referência, agora, para a Sodexo, uma empresa prestadora de serviços fundada em Marselha há mais de meio século. Este grupo francês atua nas áreas de serviços de alimentação, da saúde e na gestão de instalações. O seu produto mais conhecido é o cartão de refeição.

Presente em diversos mercados na Europa, a empresa iniciou recentemente novos projetos, caso da Polónia, enquanto em Portugal continua em forte crescimento, tendo anunciado há alguns meses a contratação de mais algumas dezenas de funcionários para a sede no Porto.
A Sodexo Business, através do seu centro de serviços partilhados, é responsável pelos serviços de faturação, contabilidade e gestão de ativos de todo o grupo Sodexo na Europa.

O grupo opera em 72 países e tem mais de 100 milhões de consumidores no seu portfólio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.