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Sector de eventos com 75% da atividade cancelada ou adiada

Do lado dos clientes e consumidores, o sentimento também é pouco otimista. De acordo com os dados da Fixando, só apenas 19% os inquiridos consideram organizar um evento em 2021, sendo o tipo mais comum a festa de aniversário (33%), seguindo-se o casamento (22%).
12 Maio 2021, 12h55

Cerca de 80% dos profissionais do sector dos eventos afirma que 2021 continuará a ser um ano de perdas, com mais de 75% a confirmar que os trabalhos agendados para este ano estão a ser cancelados ou adiados para primavera e verão de 2022.

De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pela Fixando, que contou com o parecer de 18.323 profissionais, 80% dos profissionais registaram quebras acimas dos 75% desde março de 2020, período a partir do qual só 54% conseguiu ajuda financeira para superar as perdas enquanto o remanescente não era elegível para esse apoio.

­Já na procura de serviços, a maioria dos profissionais (71%) assistem hoje a quebras drásticas com valores que, por serem tão baixos, não podem ser comparados aos níveis de pré-pandemia.

Outra realidade vivida no setor é também a redução do orçamento disponível por parte dos clientes, onde 87% dos profissionais assinala esta nova conjuntura como problemática para a recuperação económica.

Consumidores prontos para gastar 1.509 euros em eventos em 20201

Do lado dos clientes e consumidores, o sentimento também é pouco otimista. Só apenas 19% os inquiridos consideram organizar um evento em 2021, sendo o tipo mais comum a festa de aniversário (33%), seguindo-se o casamento (22%), o batizado e as festas empresariais, ambos com 17%, destacando-se o catering (35%), o fotógrafo (24%), o local para o evento (18%) e a animação (18%), como os serviços mais procurados.

Ficou-se a saber também que em 2020 os inquiridos já tinham investido uma média 910 euros em eventos que acabaram cancelados e/ou adiados e apenas 45% foram remarcados. Somente 20% do eventos previstos para o verão de 2020 acabaram por se realizar.

Para este ano, 76% dos clientes de eventos não tenciona ir a qualquer evento, seguindo-se 15% com planos para ir a um casamento, 7% a festas de aniversário e 4% a batizados.

O formato preferencial para a realização de eventos em 2021 é o evento em espaço exterior (46%), seguindo-se os eventos em espaços interiores (38%) e os eventos em casa (23%), sendo que o valor médio que os inquiridos planeiam gastar em eventos em 2021 situa-se na ordem dos 1.509 euros

Ainda que exista vontade de participar e organizar eventos, 33% dos inquiridos classificam como muito insegura a realização de eventos em espaços fechados, ainda com redução da lotação, apesar de 62% se sentir muito seguro em esplanadas.

No que diz respeito às medidas obrigatórias para realização de eventos, 60% defende a utilização obrigatória de máscara, seguindo-se com 41% a defender os testes rápidos para acesso ao evento, 27% é a favor da redução da lotação dos espaços para 25%, 21% quer o adiamento até ao regresso da normalidade e 19% acredita que a realização de eventos deverá ser exclusivamente ao ar livre.

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