O ano passado ficou marcado pelo forte crescimento e expansão da Seedrs. Considerada a maior plataforma europeia de equity crowdfunding, superou vários recordes e gerou investimentos superiores a 100 milhões de euros nas campanhas realizadas ao longo do último ano, provenientes de 14 países.
Em 2016, cerca de 160 campanhas foram financiadas, através da Seedrs, por investidores de 65 origens, dos quais 45 mil investimentos foram concretizados tendo contribuído, em média, com 2.230 euros.
Cada ronda de financiamento que decorreu na plataforma contou, em média, com a ajuda de 203 investidores, cujas carteiras detinham, em média, nove investimentos. Com a Seedrs, mais de 14 mil conversas foram promovidas entre investidores e empreendedores.
Ao longo do último ano houve outros recordes na Seedrs. A Tandem foi galardoada com o prémio da campanha mais rápida, ao conseguir financiar-se em apenas 15 minutos, enquanto a Perkbox captou mais de 4.35 milhões de libras (5.12 milhões de euros), tornando-se, assim, na maior campanha de sempre feita através da plataforma. Igualmente recorde foram os 2.962 mil investidores que participaram na campanha de financiamento da WeSwap.
Os setores “Alimentação e Bebidas”, “Viagens, Lazer e Desporto”, “Habitação”, “Financeiro” e “Conteúdo e informação” foam os mais populares em termos de campanhas realizadas. Quanto às fases dos negócios financiados, apenas 3% eram startups, 29% já estavam numa fase de arranque e os restantes 67% eram empresas em crescimento.
Para a Seedrs, o ano de 2016 foi igualmente positivo, com o seu crescimento orgânico, contando atualmente com uma equipa de 63 colaboradores, de 15 países. Os últimos doze meses ficam igualmente marcados pelo arranque do processo de expansão europeia da Seedrs, através da abertura dos escritórios em Amesterdão e Berlim, que vieram juntar-se às instalações já presentes em Lisboa, Londres e Nova Iorque.
“Fechámos o ano com números recordes, acima das expectativas, e que demonstram o interesse cada vez maior, quer das empresas quer dos investidores, em recorrer ao equity crowdfunding como uma enorme fonte de capital”, afirma Carlos Silva. Para o cofundador e presidente da Seedrs, “os números refletem ainda o nosso crescimento e consolidam a nossa posição como forma alternativa e eficaz no financiamento e investimento em empresas na Europa”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com