[weglot_switcher]

Segurança Social paga até dia 15 de maio pedidos de apoio que deram entrada até ao final de abril

A garantia do pagamento destes apoios no âmbito da pandemia da Covid-19 foi dada hoje pelo primeiro-ministro durante uma visita ao Instituto da Segurança Social.
  • Omer Messinger/EPA
6 Maio 2020, 11h40

O Governo garantiu hoje que a Segurança Social vai pagar até ao dia 15 de maio todos os pedidos de apoio no âmbito da pandemia da Covid-19 que deram entrada até ao dia 30 de abril.

“Até ao final da próxima semana estarão pagos todos os pedidos válidos e que entraram ate à quinta-feira passada”, disse hoje o primeiro-ministro durante uma visita ao Instituto da Segurança Social em Lisboa.

António Costa elogiou o trabalho feito pelos trabalhadores da Segurança Social que processaram 103 mil pedidos de apoio no espaço de um mês e meio.

“Não pagaram ate ao final do mês só o que tinha entrado na primeira semana de abril, até 4 de abril, mas todos os pedidos que entraram até 10 de abril”, que já estavam preenchidos e “mereciam ser diferidos”, afirmou.

Segundo dados divulgados pelo Governo na terça-feira, cerca de 65 mil empresas já receberam o pagamento do layoff já pagamento da medida extraordinária de apoio à manutenção dos contratos de trabalho, designada de layoff simplificado.

Os apoios já pagos no âmbito desta medida atingiram um total de 492 mil trabalhadores, tendo sido pagos de cerca de 190 milhões de euros às referidas 64,5 mil empresas. O prazo médio de deferimento deste apoio é de 16 dias.

O total dos apoios já pagos, incluindo os apoios à redução da atividade dos trabalhadores independentes, o apoio excecional à família, as baixas por isolamento profilático e as prorrogações extraordinárias das prestações de desemprego ou RSI, ascende a 257 milhões de euros, que abrangem 98 mil empresas e um total de 781 mil trabalhadores.

https://jornaleconomico.pt/noticias/65-mil-empresas-ja-receberam-o-pagamento-do-layoff-anuncia-governo-584802

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.