Seguro de oftalmologia: quais as coberturas incluídas?

Saiba em que consiste este seguro e que coberturas podem estar incluídas.

O seguro de oftalmologia é disponibilizado por algumas seguradoras e costuma estar inserido nos seguros de saúde. Mas sabe exatamente com que coberturas é que pode contar ao subscrever este tipo de produto? Para assinalar o Dia Mundial da Visão, celebrado a 8 de outubro, o ComparaJá.pt explica-lhe em que consiste o seguro de oftalmologia e que coberturas podem estar incluídas.

De acordo com o primeiro estudo mundialmente feito, acerca de dificuldades e deficiências de visão, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019, pelo menos 2,2 mil milhões de pessoas têm problemas de visão ou cegueira, sendo que mais de mil milhões de casos poderiam ter sido prevenidos ou ainda carecem de diagnóstico.

Neste sentido, é cada vez mais importante que preste atenção à sua saúde ocular, sendo, por isso, imprescindível garantir que o seu seguro de saúde inclui cobertura de oftalmologia.

Ao contratar um seguro de saúde, poderá ter acesso a uma série de hospitais e médicos especialistas na saúde privada, de acordo com a rede convencionada com a sua seguradora, incluindo a especialidade de oftalmologia.

Desta forma, poderá aceder a cuidados de saúde de forma mais rápida, evitando assim o tempo de espera por consulta que, por vezes, caracteriza os serviços de saúde públicos.

O que é um seguro de saúde?

Um seguro de saúde consiste num contrato entre a seguradora e o segurado, permitindo-lhe aceder a uma série de benefícios em termos de acesso a cuidados de saúde. Desta forma, quando precisar de visitar um médico, ao utilizar o seu seguro de saúde paga um valor bastante mais reduzido pela consulta, exame ou internamento (dependendo do seguro que contratar).

À semelhança de outros seguros, o seguro de saúde funciona como uma salvaguarda para situações excecionais, evitando surpresas que poderiam significar um forte abalo financeiro.

Para ter acesso aos descontos e benefícios relativamente aos cuidados de saúde, tem de pagar um prémio, por norma mensal, que vem estipulado no seu contrato e é definido consoante o tipo de plano e coberturas que escolher.

Que coberturas inclui um seguro de oftalmologia?

Os seguros de saúde não são todos iguais, sendo que as coberturas que oferecem dependem da seguradora, bem como do tipo de plano que escolher.

Para ter direito a seguro de oftalmologia deve garantir duas situações na sua apólice:

  1. Que a cobertura de ambulatório assegura as despesas com consultas da especialidade de oftalmologia, exames auxiliares de diagnóstico e tratamentos em regime de ambulatório e ainda que garante assistência hospitalar em regime externo, por exemplo, com despesas com pequenas cirurgias sem internamento;
  2. Que inclui a cobertura de próteses e ortóteses, que cobrem os custos com óculos e lentes de contacto graduadas.

Por norma, mesmo nos planos mais básicos, as seguradoras oferecem uma cobertura de ambulatório bastante vasta, disponibilizando consultas de medicina geral e várias outras especialidades, consoante a rede convencionada, em que estão incluídas também as consultas de oftalmologia.

No entanto, nem todas as opções de seguros de saúde englobam a cobertura de próteses e ortóteses, que pode ser uma mais-valia para quem tem problemas de visão e necessita de trocar de óculos ou de graduação das lentes com alguma regularidade, uma vez que cobre os custos associados a esse tipo de despesa.

Ao contratar um seguro de saúde que disponibilize serviços de oftalmologia, por norma, terá acesso a:

  • Consultas de oftalmologia com médicos da rede convencionada com a sua seguradora;
  • Acesso a redes óticas, tendo desconto na compra de armações e lentes, dependendo dos acordos que a sua seguradora

Se não está satisfeito com o seu contrato de seguro de saúde e sente que precisa de algo mais completo, nomeadamente que inclua seguro de oftalmologia, não deixe de pedir outras propostas, de forma a escolher o seguro que melhor vá ao encontro das suas necessidades específicas.

O que ter em atenção quando contratar um seguro de saúde de oftalmologia?

Quando contrata um seguro de saúde, deve ter em atenção o prémio que vai pagar. De uma forma simplificada, este refere-se ao custo mensal que tem por aderir a este serviço.

Apesar de, nos seguros de saúde, este prémio ser normalmente pago mensalmente, em alguns casos pode ser trimestral, semestral ou anual, de acordo com o que tiver convencionado com a sua seguradora.

Importa referir também que o prémio é variável, ou seja, há várias condições que o podem afetar, tornando-o mais barato ou mais caro. Nomeadamente, entre estes fatores encontram-se a idade, o historial clínico, hábitos de vida, entre outros.

Quando vai contratar um seguro de saúde, é-lhe apresentada uma apólice, na qual constam as condições contratuais definidas com a seguradora e na qual deve analisar, ao detalhe, as coberturas incluídas e se as mesmas correspondem às suas necessidades e ao que foi falado com a seguradora a priori.

Como escolher o melhor seguro de saúde?

A escolha do melhor seguro de saúde terá de passar pela análise às suas necessidades e ao tipo de benefícios a que dá prioridade. A resposta a qual o melhor seguro de saúde do mercado passa, pois, pela comparação e análise das ofertas das variadas entidades, no sentido de perceber qual é a que oferece melhores condições para as suas necessidades particulares.

Relacionadas

Seguros de saúde com parto incluído: saiba como funcionam

A cobertura de parte tem, regra geral, um período de carência mais alargado, pelo que se contratar tarde demais, pode não conseguir usufruir dos benefícios a tempo. Veja como funcionam estes seguros e que aspetos deve ter em consideração antes de subscrever.

Sabe se pode ter direito à pensão de invalidez?

Sabia que se apresentar incapacidade permanente para o trabalho pode usufruir de um apoio pago pela Segurança Social? Trata-se da pensão de invalidez, que pode ser relativa ou absoluta, consoante o grau de incapacidade que tiver. Descubra, neste artigo, se tem direito e como obter.

Respostas Rápidas: Quem tem direito ao subsídio de doença?

Se ficar doente e tiver de faltar ao trabalho para recuperar a sua saúde, não sabe como justificar a ausência? Descubra se tem direito ao subsídio de doença.

Quer obter isenção de taxas moderadoras? Siga este guia

Para usufruir de cuidados médicos por parte do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem de pagar impostos, mas sabia que, em certos casos, pode ficar dispensado deste encargo? Saiba quem tem direito a isenção de taxas moderadoras e como pode pedir este benefício.

Baixa por gravidez de risco: como pedir?

Todas as mulheres grávidas que estejam em risco de prejudicar a sua saúde ou a do feto têm direito a um período de licença com um subsídio pago em dinheiro.

O que é a ADSE e quem são os beneficiários?

Descubra os benefícios deste sistema, quem podem ser os seus titulares e ainda como aceder à ADSE Direta.
Recomendadas

Restauração: Preços afixados com clareza é meio caminho para o bom entendimento entre consumidor e estabelecimento de restauração

A lista do dia e os preços praticados, com taxas e impostos incluídos, devem estar, clara e obrigatoriamente, afixados à entrada do estabelecimento, em local bem visível do exterior.

A herança tem dívidas? Descubra que custos terá de suportar

Fique a par de todos os custos que poderão surgir com uma herança (especialmente se a mesma contiver uma dívida) e algumas dicas para evitá-los.

Serviços Públicos Essenciais: fornecimentos não podem ser cortados até ao final deste ano. O que deve saber

Os avisos de corte que tenham sido enviados ficam sem efeito, não podendo as empresas proceder ao corte de fornecimento, até 31 de dezembro de 2021.
Comentários