[weglot_switcher]

Seis novas empresas elevam a rede portuguesa ELITE da Euronext

A Euronext anunciou a expansão da sua rede ELITE, o ecossistema europeu de PME que apoia empresas privadas no financiamento do seu crescimento, via mercado de capitais.
20 Novembro 2025, 11h25

A Euronext anunciou que há seis novas empresas na rede portuguesa ELITE – a rede europeia de PME que acelera o processo de acesso aos mercados de capitais privados e públicos.

Esta expansão eleva para 42 os membros do ecossistema europeu de PME que apoia empresas privadas no financiamento do seu crescimento e que inclui 19 setores, empregando mais de 9.100 profissionais e gerando 1,5 mil milhões de euros em receitas.

Para além da Castro Wood Floors, Grupo JAP, nBanks, Trimalhas e Vialsil, a i-charging junta-se também a este grupo como vencedora do Prémio de Inovação para PME Cotec-BPI 2025, que reconhece as PME portuguesas de destaque pela inovação, liderança e excelência na gestão. “Como apoiante oficial do prémio, a ELITE orgulha-se de conceder à i-charging uma adesão de um ano, acolhendo a empresa no seu ecossistema internacional”, refere a principal infraestrutura de mercado europeia.

“Este novo marco representa a segunda colaboração bem-sucedida com a AEP – Associação Portuguesa de Empresas, reforçando ainda mais a parceria entre a Euronext e uma das redes empresariais mais influentes em Portugal”, lê-se no comunicado.

O sexto grupo ELITE em Portugal – e segunda classe de empresas do Norte de Portugal – junta-se ao ecossistema internacional para acelerar a competitividade e o crescimento global, acrescenta a Euronext.

A equipa sediada no Porto é lançada com o apoio do Banco BBVA Portugal, reforçando o compromisso das principais instituições financeiras e empresariais em promover o desenvolvimento das empresas portuguesas.

A Euronext revela que “as empresas participantes beneficiarão de um programa de desenvolvimento abrangente, ministrado em parceria com a Católica Porto Business School, classificada entre as melhores escolas de negócios europeias pelo Financial Times em 2024. O currículo centra-se em estratégias de internacionalização, governação empresarial e acesso a financiamento alternativo, tanto público como privado, complementado por mentoria dedicada e oportunidades de networking de alto nível”.

Marta Testi, CEO do Grupo ELITE-Euronext, a propósito da receção deste novo grupo de empresas portuguesas na rede, diz que “a sua ambição e diversidade refletem o dinamismo do panorama empresarial português”.

“Através da ELITE, estamos empenhados em capacitar estas empresas com as ferramentas, o conhecimento e a rede de contactos de que necessitam para expandir internacionalmente e impulsionar um crescimento sustentável. A nossa parceria com a AEP e o BBVA reforça ainda mais a nossa missão de apoiar a próxima geração de líderes empresariais em Portugal”, acrescenta.

Luís Miguel Ribeiro, CEO da AEP – Associação Portuguesa de Empresas, também comentou dizendo que “a AEP reitera o seu reconhecimento do valor do ecossistema ELITE, fundamentado na nossa experiência e no contacto diário com as empresas”.

“Com uma proposta de valor assente em três pilares – formação de executivos, acesso ao conhecimento e a instrumentos de financiamento, e networking nacional e internacional através de uma comunidade pan-europeia – esta iniciativa é uma verdadeira oportunidade capaz de transformar líderes e empresas, impulsionando a competitividade e a sustentabilidade dos negócios a longo prazo”, conclui.

Já Luís Castro e Almeida, CEO do BBVA Portugal, falou do papel do banco em contribuir para o crescimento internacional das empresas portuguesas. “O nosso objetivo é capacitar as empresas para que expandam para além de Portugal através de soluções financeiras inovadoras e insights estratégicos. Este projeto alinha-se perfeitamente com a missão do BBVA de impulsionar a expansão global e fomentar o crescimento sustentável, reforçando o nosso compromisso em ajudar as empresas a terem sucesso num mundo cada vez mais interligado.”

A ELITE foi lançada em 2012 e em 2021 a Euronext adquiriu a ELITE como parte da aquisição do Grupo Borsa Italiana.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.